Quem volta da Seleção?

A Seleção jogou ontem em Manaus, mas alguns jogadores que atuaram diante da Colômbia ontem certamente estarão em campo hoje, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não deverá ser o caso de Gabriel Jesus: mesmo com jatinho e tudo, o atacante deverá ficar no máximo no banco de reservas do técnico Cuca para o clássico contra o São Paulo. A viagem é longa (para todos será), mas o que pesa também é o fato de ter atuado em 85 dos 90 minutos diante dos colombianos.

O mesmo vale para o goleiro Wéverton, que deu o azar de o jogo do seu Atlético-PR ser à tarde, e não no final da noite. Por outro lado, o Grêmio deverá contar com Marcelo Grohe e Geromel diante do Coritiba, já que ambos sequer entraram em campo nas duas partidas. Miller Bolaños, no entanto, não estará à disposição de Roger Machado. Voltando ao clássico paulista, o zagueiro são-paulino Rodrigo Caio deverá jogar. O santista Lucas Lima e o corintiano Fagner, que entram em campo amanhã, são presenças certas.

Ver vários dos convocados por Tite atuando no futebol nacional é um ótimo sinal de que nosso campeonato é, sim, de muito bom nível. Pena que a má formulação da tabela ainda desfalque as principais equipes quando há jogos entre seleções.

Palmeiras (1º, 43) x São Paulo (12º, 28): nos dois clássicos no Allianz Parque, duas goleadas palmeirenses - 3 a 0 e 4 a 0. Para hoje, o favoritismo verde é total mais uma vez: líder, o time de Cuca encara um São Paulo cheio de problemas e em péssima fase, a ponto de uma derrota aproximar o time da zona de rebaixamento. Mas Gabriel Jesus pode fazer falta.

Flamengo (2º, 40) x Ponte Preta (7º, 34): Cariacica tem tudo para ver um ótimo jogo. Flamengo e Ponte Preta vivem momento de ascensão no Campeonato Brasileiro. A Macaca, com um bom resultado, se credenciará para brigar de fato pelo G-4. Já o time rubro-negro, firme dentro da zona da Libertadores, tenta uma aproximação com o líder Palmeiras.

Atlético-MG (3º, 39) x Vitória (15º, 26): mesmo enfrentando um candidato ao rebaixamento em casa, a noite promete complicações para o Galo. O Vitória vem endurecendo fora de casa para vários postulantes ao título e ainda por cima o time de Marcelo Oliveira tem vários desfalques - Marcos Rocha, Erazo, Leonardo Silva, Douglas Santos, Rafael Carioca, Leandro Donizete, Pratto, Robinho...

Coritiba (16º, 26) x Grêmio (6º, 36): dois times com necessidade grande de vitória. Sem Kléber e Kazim, o Coxa precisa do resultado em casa para sair da zona perigosa da tabela. Ao Grêmio, somente o triunfo interessa - e isso para se manter dentro da briga pelo G-4, pois, para título, será preciso uma sequência de bons resultados. A campanha ruim fora de casa obriga o Tricolor a ganhar no Couto Pereira.

Botafogo (11º, 29) x Fluminense (8º, 34): donos de campanhas irregulares, Botafogo e Fluminense habitam uma parte aparentemente morta da tabela. Mas ambos seguem com pretensões: o Fogão ainda não pode se considerar tranquilo na disputa contra o rebaixamento, enquanto o Tricolor ainda nutre pretensões de disputar uma vaga na Libertadores. Ambas as possibilidades hoje parecem improváveis, porém.

Figueirense (18º, 24) x Atlético-PR (9º, 33): mesmo após duas derrotas seguidas e habitando a zona de rebaixamento, o Figueirense evoluiu com o técnico Tuca Guimarães. É um time com desempenho ascendente, e que reúne condições de sair da situação difícil em que se encontra. Para tanto, precisa vencer o Atlético-PR, que ainda tenta sair de sua recente crise para voltar a ser postulante por G-4 na competição.

Santa Cruz (19º, 19) x Chapecoense (10º, 30): o desespero é total do Santa Cruz. Precisa vencer a Chapecoense de qualquer maneira para se colocar com alguma possibilidade, ainda que remota, de escapar da queda. A equipe catarinense, por sua vez, é talvez a mais tranquila do campeonato. Sem grandes pretensões, mas tranquila em relação à briga de baixo, pode sair do Arruda com um bom resultado se explorar com inteligência o nervosismo pernambucano.

Comentários