Com Dudu inspirado, o Palmeiras precisou só de 11 minutos para superar o Coritiba

Dudu foi o grande nome da vitória do Palmeiras sobre o Coxa
O primeiro tempo decepcionante não foi problema para que o Palmeiras vencesse mais uma no Campeonato Brasileiro. Depois de 45 minutos sonolentos, onde criou apenas duas oportunidades nos minutos finais que antecederam o intervalo, a equipe de Cuca voltou diferente do vestiário. Com Leandro Pereira no lugar de Érik no comando do ataque e a sempre eficiente bola aérea como arma, precisou só dos 11 minutos iniciais da etapa complementar para sacramentar sua 16ª vitória na competição e se manter por mais uma semana na liderança.

As dificuldades eram previsíveis. Mesmo tendo uma semana apenas para treinar (o time reserva é que foi a João Pessoa encarar o Botafogo paraibano pela Copa do Brasil), o Palmeiras encontrou um Coritiba fechado e muito organizado, que ganhara 15 dos últimos 24 pontos disputados, tendo perdido só uma vez nas últimas oito rodadas. A primeira chance de gol do time paulista só ocorreu aos 42 minutos - ainda assim, um chute de longe de Egídio. Gabriel Jesus, cara a cara com Wilson, aos 46, perdeu a primeira e única real oportunidade da etapa inicial.

A entrada de Leandro Pereira coincidiu com o crescimento do time, mas Dudu foi o grande destaque do jogo. Autor da assistência para o primeiro gol, o ponta iniciou centralizado na criação, mas fez um primeiro tempo discreto. No segundo, comandou a vitória com movimentação intensa, jogadas insinuantes e a habilidade e velocidade costumeiras, seja pelo centro como pelos flancos, como o gráfico abaixo mostra. Das dez chances criadas pelo Palmeiras no segundo tempo, oito tiveram sua participação, incluindo os dois gols, de Leandro e Mina.

O Coritiba chegou a descontar, num bonito gol de Iago, mas foi um lance isolado. Mesmo tendo diminuído o ritmo após o 2 a 0, o Palmeiras seguiu dono de todo o segundo tempo. Jogou pouco na maior parte da tarde, mas quando precisou amassou o Coxa com autoridade. Agora é secar o Flamengo amanhã, diante do Cruzeiro, para chegar a Porto Alegre com alguma folga na ponta antes de encarar o Grêmio, quarta, pela Copa do Brasil.
A grande atuação de Dudu se deveu também a seu posicionamento: mesmo com a função de meia, teve liberdade para cair pelos lados, que é o seu forte. A movimentação intensa ajudou na grande atuação
Foto: César Greco/Palmeiras.

Comentários