As mudanças que Roger deve (e precisa) fazer

A goleada em Curitiba deixou claro que Roger Machado precisa mexer na estrutura do Grêmio. Desde que Giuliano saiu, o jogo em que o time melhor funcionou foi na goleada por 3 a 0 sobre o Corinthians - a melhor partida da equipe em toda a temporada, diga-se. Jogaram Pedro Rocha, Miller Bolaños e Everton no ataque.

A situação agora é outra. Luan estava nos Jogos Olímpicos naquele período, e Everton é ausência neste momento. Tem sido difícil encaixar o time com Luan, Miller e Douglas na frente. Até agora, com estes três, a equipe teve duas boas atuações diante de Atlético Paranaense e Atlético Mineiro, mas a formação foi sustentada por uma trinca de volantes logo atrás - algo descartado aós o desastre diante do Coritiba, na última quarta-feira.

Sem Maicon, talvez o ideal fosse manter Walace e Jaílson, retirando Ramiro amanhã, diante do Palmeiras. E a derrota no Couto Pereira sugere que são necessárias mais trocas. A saída do instável Marcelo Oliveira para a entrada de Kannemann é uma sugestão interessante: o beque do San Lorenzo sabe jogar como lateral que pouco sobe, o que poderia trazer um equilíbrio interessante ao time, que tem em Edílson uma peça mais aguda pela direita. Além disso, seria possível compor uma linha de três zagueiros ao longo da partida e evitar o que mais ocorreu diante de Botafogo e Coxa: a defesa em linha sendo pega de calça curta pelo ataque adversário em velocidade.

Toda essa busca pelo reequilíbrio atrasa demais a vida do Grêmio na busca pelo título, e a pontuação estagnada diante dos rivais diretos é o símbolo disso. Ainda assim, Roger precisa trabalhar rápido para encontrar esta nova formação, pois a temporada não acabou: muito mais do que a briga por uma vaga na Libertadores, onde o time segue no páreo, o título da Copa do Brasil ainda está em jogo. E é justamente aí que o Tricolor deverá focar suas forças nos últimos três meses do ano.

Todo mundo suspenso
O Santos perdeu vários jogadores por suspensão para o clássico contra o Corinthians, devido à atuação cheia de cartões de Rodrigo Raposo na derrota de quinta para o Internacional. Entre os que estarão fora, Ricardo Oliveira e Lucas Lima - o meia, bizarramente expulso por cera, não obteve efeito suspensivo. Mas o árbitro da partida no Beira-Rio também não entra em campo nesta rodada: punido por sua má atuação, ficará em casa pensando no que fez.

Rodada dupla
Domingo que vem será um dia especial para o Pacaembu: a CBF confirmou dois jogos do Brasileirão para o estádio paulistano. Às 11h, o Flamengo mandará seu jogo diante do Figueirense; às 18h30, será a vez do confronto entre Santos e Santa Cruz. Nada mau para uma cancha tradicionalíssima e que tem sido tão pouco utilizada desde que o Corinthians inaugurou sua Arena em Itaquera.

Brasil perde a chance de liderar
O Brasil de Pelotas saiu à frente do Paysandu no Mangueirão, mas cedeu o empate ontem à noite. O 1 a 1 impede o Xavante de terminar a sexta-feira na liderança da Série B. A briga é parelha demais. Com 40 pontos, e em 3º lugar, o time gaúcho pode cair até para a 6ª posição hoje, caso CRB (38 pontos, recebe o Vila Nova), Ceará (38, visita o Goiás) e Londrina (37, visita o Paraná) vençam seus jogos. Com 42, o Atlético Goianiense segue líder, mas pode ser ultrapassado pelo Vasco, que tem 41 e joga em São Januário contra o Oeste.

Os clássicos do fim de semana europeu
A rodada dos campeonatos europeus foi aberta ontem com mais uma ótima vitória do Bayern München: 2 a 0, fora de casa, contra o Schalke 04. Agora pela manhã, tem clássico entre os dois times de Manchester na Inglaterra. Mais tarde, o Liverpool recebe o Leicester, também pelo Inglês.

Carta na Mesa
Infelizmente, por problemas de força maior na agenda dos participantes, o programa desta semana não ocorrerá. Voltaremos no sábado que vem, às 13h30. Pedimos desculpas a todos.

Comentários