Recorde de público. E de futebol

Everton vence Fagner e bate cruzado: segundo gol do Grêmio
Falávamos hoje pela manhã que se o Grêmio mantivesse o bom nível apresentado habitualmente contra os melhores times do campeonato, e o alto desempenho como mandante, poderia conquistar uma grande vitória sobre o Corinthians. Pois foi bem mais que isso: num domingo praticamente perfeito, com Dia dos Pais, jogo às 11:00 e Arena quebrando recorde de público, o Tricolor atropelou o Timão: 3 a 0, com direito a olé, e com Tite nos camarotes observando tudo.

Fosse só pelo jogo de hoje, aliás, o técnico da seleção teria dificuldades em saber quem não convocar pelo lado gaúcho. Foi o melhor jogo do Grêmio na temporada. Tanto que o placar elástico não chegou a ser enganoso, e o Corinthians não fez uma partida de todo ruim. Os paulistas criaram chances, mereciam ter feito pelo menos um gol pelo que produziram, mas também poderiam ter sofrido bem mais. Cássio pode até ter falhado no lance do terceiro tento gremista, mas evitou outros tantos com defesas majestosas.

Se contra América-MG e Santa Cruz faltavam espaços e sobrava apatia, diante do Corinthians a postura gremista foi bem diferente. Em menos de dez minutos, o time de Roger Machado já havia criado pelo menos duas chances claras. O golaço de Pedro Rocha saiu quando o Timão já ameaçava equilibrar o jogo. Um momento importantíssimo, pois invertia um pouco da lógica dos cinco minutos anteriores e colocava o Tricolor na frente cedo, o que sempre facilita as coisas. Diante de Santos e Atlético-MG, o gol cedo também ajudou a abrir os caminhos.

Empolgado com a vantagem conquistada e o estádio lotado a lhe empurrar, o Grêmio seguiu em cima, aproveitando a ótima manhã dos pontas Pedro Rocha e Everton, a visão de jogo de Douglas e o dinamismo de Miller Bolaños, que errou bastante, mas também incomodou muito a zaga paulista - no primeiro gol, ele ajudou a abrir espaço para o ingresso de Pedro Rocha área adentro, por exemplo. O Corinthians demorou a se encaixar, mas dos 30 aos 40 pressionou bastante. Marcelo Grohe salvou cara a cara com Giovanni Augusto pouco antes, Marcelo Oliveira afastou após um bate-rebate na pequena área aos 36. Romero dava trabalho, Rodriguinho conduzia bem o meio. Um grande jogo de futebol, em suma.

Na volta do intervalo, o Grêmio voltou disposto a matar o jogo. Foi um massacre: Everton fez um golaço logo aos 2 minutos, uma pancada que o time de Cristóvão Borges simplesmente não contava em sofrer. Com Jaílson dominando a meia-cancha, muita velocidade pelos lados e vitórias pessoais constantes, o Tricolor não demorou muito a ampliar, enfim com Bolaños desencantando, após nova jogada de Pedro Rocha. Uma atuação de luxo, definindo um jogo dificílimo em 60 minutos. Nem diminuindo o ritmo o time gaúcho chegou a correr qualquer risco de ver sua vitória ameaçada. Marlone e Lucca melhoraram o Corinthians, mas isso passou muito pelo pé no freio do Grêmio.

É praticamente impossível não pensar que, caso vencesse o Santa Cruz, o Grêmio seria (ao menos até às 18:30) líder com um jogo a menos do Brasileirão. Mesmo assim, os tropeços contra os azarões têm sido compensados com ótimos resultados diante de rivais diretos. O Tricolor, mesmo com os resultados ruins recentes, nunca saiu da briga pelo título. Hoje, porém, deixou isso muito claro. A atuação, mais que de candidato, foi de campeão brasileiro. Os 40 dias decisivos não poderiam ter começado de forma melhor.

Em tempo:
- Ao trocar Giovanni Augusto e André por Marlone e Lucca, o Corinthians mostrou ter um grupo de jogadores bastante equilibrado. Não há brilho, mas o bom nível consegue ser mantido. Menos quando o desfalque é Elias: apesar do bom jogo de Rodriguinho, o segundo volante fez muita falta hoje - mais que Luan e Walace, bem substituídos por Bolaños e Jaílson. Se é que Jaílson ainda é reserva, claro.

- Último jogo do Grêmio como mandante com público superior a 50 mil pessoas foi em 2005: os 2 a 0 sobre o Santa Cruz, pela penúltima rodada do quadrangular final da Série B, atraíram 50.960 torcedores ao Olímpico.

- Grêmio já está há quatro jogos sem sofrer gols, igualando sequência das primeiras rodadas do campeonato.
_______________________________________________________
Campeonato Brasileiro 2016 - 20ª rodada
14/agosto/2016
GRÊMIO 3 x CORINTHIANS 0
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Público: 50.184
Renda: R$ 2.378.193,00
Gols: Pedro Rocha 16 do 1º; Everton 2 e Miller Bolaños 15 do 2º
Cartão amarelo: Miller Bolaños, Edílson, Jaílson, Ramiro e Rodriguinho
GRÊMIO: Marcelo Grohe (7), Edílson (6), Geromel (7), Wallace Reis (6) e Marcelo Oliveira (6); Jaílson (7,5) (Kaio, 37 do 2º - sem nota), Maicon (6) (Ramiro, 25 do 2º - 5,5) e Douglas (7); Pedro Rocha (8), Miller Bolaños (6,5) e Everton (7,5) (Guilherme, 26 do 2º - 5,5). Técnico: Roger Machado
CORINTHIANS: Cássio (6,5), Fagner (5), Yago (5,5), Balbuena (5,5) e Uendel (4); Bruno Henrique (5,5), Rodriguinho (6) e Giovanni Augusto (4,5) (Marlone, 7 do 2º - 5,5); Ángel Romero (5,5), André (4,5) (Lucca, 7 do 2º - 5) e Marquinhos Gabriel (5) (Guilherme, 32 do 2º - sem nota). Técnico: Cristóvão Borges

Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
Numa Arena pulsante, o Tricolor passou a patrola por cima do timinho.

Grande jogo de Pedro Rocha e Marcelo Grohe