O quarto líder em dez dias

Vitória no Espírito Santo levou Flamengo do 6º para o 1º lugar
O enorme equilíbrio na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro provoca situações tão inusitadas quanto sensacionais. Neste começo de rodada, a novidade foi um gol que alçou o Flamengo cinco posições acima na classificação. Aos 15 do segundo tempo, Mancuello fez o único gol da noite em Cariacica (19 mil), levando o time carioca do 6º lugar para a liderança da competição, com 34 pontos. O Atlético-PR, 7º colocado, com 30 pontos, poderia empatar com os líderes se vencesse.

É claro, a liderança rubro-negra é absolutamente circunstancial. Amanhã, a equipe poderá ser ultrapassada por quatro adversários e terminar a rodada fora do G-4 novamente. No entanto, todo esse entra e sai da ponta representa bem a paridade de forças neste final de primeiro turno. Se normalmente dizemos que é neste momento do campeonato que os candidatos começam a se definir, é impossível apontar algum favorito. Há pelo menos seis clubes na disputa. Dois deles nem Libertadores pegarão.

O mais curioso é que, se a rodada de amanhã for como a do meio de semana, talvez o Fla termine mesmo o turno em 1º lugar, já que nenhum dos candidatos venceu - exceto Atlético-MG e Atlético-PR, que não estavam na briga, e entraram nela justamente por conta desta circunstância. Aliás, falando no Galo, ele pode, na segunda-feira, ser o quinto líder do campeonato nas últimas duas semanas. E ainda falta todo o returno.

Foto: Flamengo/Divulgação.

Comentários