Rodada quase perfeita ameniza perdas de Prass e Gabriel Jesus para a Olimpíada no Palmeiras

Palmeiras não vencia no Beira-Rio desde 1997
Dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, três perderão jogadores a partir da próxima rodada para a seleção olímpica que disputará o Rio 2016. Somente o Corinthians está "a salvo": Fernando Prass e Gabriel Jesus desfalcarão o Palmeiras, Luan e Walace o Grêmio e Zeca, Thiago Maia e Gabriel o Santos. São sete dos melhores jogadores da competição deixando-a em meio a um momento de enorme importância da briga lá em cima. Mais uma prova de que a CBF, ao montar o calendário, deixa claro que não se importa nem um pouco com seu principal torneio.

Difícil dizer qual dos três sofrerá mais, mas apostar no Verdão como o que mais cairá de produção não chega a ser um exercício de adivinhação. Com incríveis 71,1% de aproveitamento, o Palmeiras deve muito de sua grande campanha à segurança de Prass e ao caráter decisivo de Gabriel Jesus. O Grêmio perde sem seu principal homem ofensivo, o Peixe terá uma lacuna em cada setor da equipe, mas o Alviverde estará sem seus dois nomes mais importantes. Cuca tem bom elenco, mas as perdas são realmente fortes. Diante do Santos, terça passada, a ausência de Gabriel Jesus já foi bastante saída, mesmo com reposições como Barrios e Dudu em campo.

Diante deste cenário, a rodada de ontem foi uma verdadeira bênção para o Palmeiras. A vitória sobre o Internacional foi apenas a terceira da história do clube no Beira-Rio, a primeira em 19 anos. E foi incontestável: Érik marcou em bobeada de William e inaugurou um primeiro tempo de ampla superioridade verde. No segundo, o time baixou o ritmo e o jogo equilibrou, mas não a ponto de tornar o empate justo. Falcão terá muito trabalho pela frente. O clima no Colorado é péssimo.

Além deste resultado estatisticamente sempre improvável, o Palmeiras foi beneficiado por tropeços de seus concorrentes mais diretos. O Corinthians não conseguiu se impor ao organizado São Paulo de Edgardo Bauza. Saiu perdendo, empatou, foi pior no segundo tempo e até poderia ter sido derrotado em casa. Já o Grêmio voltou a perder pontos que farão enorme falta. Tomou quatro gols quase que exclusivamente de bobeadas defensivas, especialmente o jogo aéreo, e perdeu para o Sport na Ilha do Retiro.

A campanha gremista, que era pra título semana passada, já cai para 60%, típica de apenas G-4. Os erros no jogo aéreo estão minando a temporada do time gaúcho, que joga bem quase sempre em termos ofensivos, mas peca demais atrás. Contra Palmeiras, Chapecoense e Sport, o Grêmio fez nada menos que oito gols fora de casa, um número altíssimo. Mas tomou 11 e, por isso, fez só um ponto nestes confrontos, quando tinha potencial para fazer pelo menos seis. Se fizesse, estaria empatado com o Palmeiras. O caso é bem sério. Falta equilíbrio para o time chegar junto na disputa pela ponta.

Voltando ao Alviverde paulista, a rodada especial teve como único resultado paralelo adverso a vitória do Santos sobre a Ponte Preta. Em tese, aliás, nem este placar foi tão ruim assim, pois a Ponte estava empatada com o Peixe na classificação. Dois oito primeiros, só o próprio Palmeiras e o Santos venceram, todos os demais tropeçaram, e isso numa rodada teoricamente complicada para o Verdão. Isso ajuda a abrir a maior vantagem da equipe de Cuca na ponta até agora, e justamente no momento crítico onde ela perderá seus dois principais nomes. Até o momento de virem os inevitáveis desfalques caiu como uma luva no Palestra Itália.

Foto: Palmeiras/Divulgação.

Comentários