Com a força do Bento Freitas, o Brasil vai fazendo campanha na Série B

Brasil ganhou todas e ainda não sofreu gols em casa na Série B
A má campanha no Campeonato Gaúcho e os poucos reforços que vieram para qualificar a equipe, ainda base da que subiu da Série D em 2014, tornavam o Brasil de Pelotas um candidato natural a lutar para não cair na segunda divisão nacional deste ano. O começo de competição, porém, empolga os fanáticos xavantes: em cinco rodadas, a equipe obteve 10 pontos. Com 100% de aproveitamento no caldeirão do Bento Freitas, o rubro-negro da região sul do Rio Grande só figura atrás de Vasco e Atlético Goianiense na classificação da Série B. Estaria, hoje, subindo para a elite brasileira em 2017.

Ainda é muito cedo, claro, para uma perspectiva tão otimista, mas o começo de fato anima. Se em casa a campanha é ótima, fora dela está longe de ser um desastre. Os dois jogos longe de Pelotas foram diante de equipes goianas. No primeiro deles, derrota por apenas 1 a 0 para o Atlético Goianiense, atual vice-líder da competição. No outro, diante do Goiás, presença frequente na Série A e sempre favorito quando cai para a B, um empate de 1 a 1 que chegou a ser vitória parcial. Desempenho bastante aceitável.

Em casa, como de costume, a torcida xavante faz a diferença. Diante de Paraná e Bragantino, o trunfo do Brasil foi marcar o primeiro gol cedo, e a partir daí envolver o adversário para construir suas vitórias. Diante do Paysandu, ontem, um cenário diferente: pouco inspirado, e num jogo de paciência, o Brasil criou pouco, mas, ainda assim, num gol de pênalti de Diogo Oliveira, saiu com a vitória por 1 a 0 que lhe manteve no G-4. É desta maneira que se constrói campanha: ganhando em casa, mesmo jogando mal, e obtendo um ponto que outro fora.

É difícil manter o nível. Com um elenco modesto e pouco numeroso, o Brasil terá de fazer um enorme esforço para permanecer entre os que irão subir. Mas isso é o de menos no momento: diante das perspectivas sombrias projetadas no primeiro semestre, o Xavante já começa a deixar para trás a ideia de que é um candidato ao rebaixamento. Pode parecer pouco diante da euforia do momento, mas foi sempre assim, passo a passo, que a equipe pelotense foi galgando seus degraus nos últimos quatro anos.

Foto: Brasil/Divulgação.

Comentários