Ao errar hino do Uruguai, americanos repetem gafe da Copa do México de 1986

Quem acompanhou o jogo de ontem, entre México e Uruguai, estranhou de cara: o hino uruguaio estava diferente do habitual. Não foi bem isso: na verdade, a organização da Copa América Centenário cometeu uma gafe séria. Em vez do hino uruguaio, foi executado o hino do Chile no estádio da Universidade de Phoenix. Um erro tão feio que serviu para abastecer até mesmo o discurso cheio de teorias da conspiração do presidente da Associação Uruguaia de Futebol de que o torneio está armado para o México vencer - os charruas fizeram o mesmo em 2015, na Copa América disputada em solo chileno, após perderem para os donos da casa, como ontem.

O que pouca gente lembra é que este erro não é inédito. Já aconteceu há exatos 30 anos, em uma Copa do Mundo, e mais: com a Seleção Brasileira.

Foi na estreia da Copa de 1986, no México. Na ocasião, o Brasil enfrentava a Espanha, no histórico Estadio Jalisco, em Guadalajara, a "casa" do tricampeonato de 1970. A confusão dos mexicanos, porém, foi diferente: em vez de trocarem o país, trocaram o hino. O Hino Nacional foi estranhamente substituído pelo Hino à Bandeira. Vale a pena lembrar aquele momento vergonha alheia do Mundial, com direito a risadas irônicas de indignação do capitão brasileiro, o meia Sócrates.

Comentários

Sancho disse…
Houve gafe semelhante em Porto Alegre na Copa de 2014.
Vine disse…
Mas vão ter que fazer força pro México vencer, heinhô...