Foi com velocidade pelos lados e Luan pelo meio do ataque que o Grêmio venceu o Flamengo

Luan leva a marcação de Cuéllar: pelo meio, ele rende mais
A colocação de Luan como meia aberto pela direita, longe da área, sabidamente lhe diminui o rendimento. Mas não é só isso: o atacante gremista não viveu, nos últimos 30 dias, sua melhor fase técnica. Aliando isso ao posicionamento equivocado proposto pelo técnico Roger Machado, o camisa 7 passou semanas sendo questionado. Hoje, de volta ao bom futebol e ao centro do ataque, foi um dos responsáveis diretos pelo resultado obtido pelo Tricolor diante do Flamengo.

Hoje, já no primeiro tempo se via que Luan estava em jornada mais inspirada, participativa. No segundo, com a entrada de Everton na vaga de Bobô, voltou a seu habitat natural: o centro do ataque, onde se movimentou muito bem, trocando de posição constantemente com Miller Bolaños. Puxou zagueiros para fora do seu lugar comum, abriu espaços para os companheiros, tabelou, driblou e ainda deu o passe para o gol da vitória. Só faltou ele próprio deixar o seu - está faltando calibrar o chute.

A questão que fica no Grêmio é como será a formação agora, que Miller vai para a seleção equatoriana. O ideal seria manter Luan no comando e recolocar Douglas como centralizador no meio, mas o mais provável é que Roger mantenha Bobô mais posicionado. Não será má ideia, desde que o camisa 7 se mantenha pelo meio, como no segundo tempo de hoje. Pelo flanco, a velocidade e leveza de Everton é muito mais indicada. Hoje, além do reposicionamento de Luan, foi o seu ingresso pela direita que bagunçou a defesa do Flamengo e ajudou a criar a pressão dos minutos iniciais, que resultou no gol de Fred.

A vitória foi merecida. O Flamengo deu bastante trabalho, mas as melhores chances em geral foram mesmo do Grêmio. Com uma boa partida de Alan Patrick, o time carioca controlou a primeira meia hora de jogo, mas aos poucos foi cedendo terreno. Guerrero, amplamente dominado por Geromel, não conseguia segurar nem a bola, nem os zagueiros gremistas no campo de defesa, o que ajudou a chamar os gaúchos para cima. No segundo tempo, os gaúchos pressionaram até marcar o gol, tiveram chances de ampliar, e só foram acossados de fato nos minutos finais.

Além do bom jogo de Luan e de mais uma ótima partida de Geromel, vale destacar a boa atuação de Maicon e a competente reestreia de Edílson na lateral direita. Uma vitória importante para o Grêmio, e que representa já uma boa arrancada neste começo cheio de confrontos difíceis. A caminhada segue complicada: o Atlético, no Horto, será uma enorme complicação na quinta-feira. Mas é bem melhor chegar a Belo Horizonte com quatro pontos que com dois.

Efetividade e Sasha
O Internacional não fez um grande jogo, mas obteve um resultado espetacular no Morumbi. Jogando no erro do São Paulo, suportou bem a pressão, sofreu um gol após quase oito jogos sem ser vazado, mas conseguiu chegar à vitória. Grande jornada de Eduardo Sasha e boa estreia de Danilo Fernandes. O 2 a 1 na capital paulista anula os efeitos do mau resultado em casa, diante da Chapecoense. Vencendo o Sport no feriado de quinta, o Colorado se manterá entre os primeiros e arrancará bem mais uma vez, como normalmente ocorre.

Mais de um mês sem ganhar
A última vitória do Corinthians foi a 32 dias. Desde os 6 a 0 no Cobresal, com o time reserva, o Timão só tropeça. Ontem, vencia o Vitória por 2 a 1, mas cedeu a virada nos minutos finais. A arrancada, com apenas um pontinho em dois jogos, é decepcionante.

Mais gols, pouca gente
A 2ª rodada teve mais que o dobro de gols da inaugural: foram 31, contra 14 da semana passada. A média geral do campeonato é de 2,25. O público, que já havia sido pequeno no primeiro fim de semana do certame, diminuiu: foram apenas 10.245 torcedores por jogo entre sábado e domingo - a média do campeonato é de tão somente 11.723.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Lique disse…
Vale ressaltar: a defesa do grêmio é a única que ainda não vazou.
Vicente Fonseca disse…
É verdade. E o único que não sofreu gols nesta rodada também.