Cuca mostra que aproveitou a parada: o Palmeiras patrolou na estreia

Roger Guedes comemora o gol que abriu a goleada de 4 a 0
O clima no Palmeiras logo após a queda na Libertadores era positivo como raramente é nessas circunstâncias. Após enfiar 4 a 0 no River Plate uruguaio, o discurso dos jogadores era de que se aproveitaria o tempo de parada para afinar a equipe e lutar pelo título brasileiro. Neste meio tempo, houve ainda uma eliminação no Paulistão, para colocar mais dúvidas ainda nos céticos. Mas o começo no certame nacional, com novo 4 a 0, desta vez sobre o Atlético Paranaense, dá margem para um enorme otimismo.

O futebol apresentado pelo time de Cuca no Allianz Parque encheu os olhos tanto quanto o resultado. A equipe apresentou variabilidade tática devido à constante troca de posições entre seus jogadores: Jean e Tchê Tchê, Roger Guedes e Cleiton Xavier, este com Gabriel Jesus, e este com Barrios... O Atlético Paranaense, campeão estadual com total autoridade nas finais diante do rival Coxa, não resistiu. Foi presa fácil no primeiro tempo, quando o 1 a 0 saiu até barato, e desabou de vez no segundo, quando sofreu o segundo gol logo aos 22 segundos e o terceiro antes dos dez minutos. A expulsão do lateral Léo foi a pá de cal.

Cuca chegou há pouco no Palestra Itália, mas o grande trabalho à frente do Atlético Mineiro lhe dá um respaldo importante. O clima ontem era totalmente positivo: quase 34 mil pessoas foram apoiar a equipe, empunhando faixas de apoio (embora, de certo modo, cobrando o título) raras de se ver para um time grande que acaba de cair cedo demais na Libertadores e no estadual. O modo como o Palmeiras caiu nestes dois certames, porém, é que pesou: o time lutou demais no torneio continental e, no estadual, arrancou um empate heroico diante do Santos quando tudo levava a crer que perderia no tempo normal. Se faltou futebol nos primeiros meses do ano, a fibra demonstrada nestas situações e a cancha do novo técnico ajudam a dar um gás positivo no ambiente.

Ainda é muito cedo para sabermos até onde vai este Palmeiras. Até porque, de certa forma, era esperado que a largada fosse mesmo boa. Cuca teve duas semanas exclusivas para treinar e aprimorar a parte física, e seu time voou em campo. Movimentou-se muito bem e até apresentou jogadas ensaiadas. No entanto, tudo isso é novidade para uma equipe que prima há um ano e meio por ter um bom elenco, mas joga de forma bagunçada, sem padrão de jogo. Por isso é que vem a empolgação.

Deu Galo no jogo de seis pontos
O time reserva do Atlético Mineiro tem Cazares, Carlos Eduardo, Hyuri e Clayton. Fácil perceber que estamos diante do melhor elenco do país. Num Independência vazio, em concentração total para a decisão de quarta contra o São Paulo, o Galo foi superior aos titulares do Santos bicampeão paulista e venceu por 1 a 0. Jogou com suplentes, mas também com um time claramente mais solto que o que jogou quarta, no Morumbi. Um resultado importantíssimo, mesmo na 1ª rodada, pois provavelmente estávamos diante de um jogo de seis pontos. Atlético e Santos devem brigar por um objetivo próximo na tabela lá adiante.

Favoritos em baixa em Itaquera
No ano passado, Corinthians e Grêmio fizeram um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro na Arena de Itaquera. Vinham em alta e disputando a ponta. Agora, a situação é bem diferente: paulistas e gaúchos decepcionaram no primeiro semestre, vêm em baixa e devem se respeitar bastante hoje à tarde para evitar largar perdendo, o que promete partida truncada e de bem mais baixa qualidade. Assim como Atlético x Santos, é jogo de seis pontos. Sim, o campeonato já começa com duelos deste tipo, tão decisivos como quaisquer outros, ou até mais, por envolverem confrontos diretos entre candidatos a postos altos.

O Vasco já mostrou a que veio
O que ocorreu ontem em São Luís é o que todos esperavam para a Série B: o Vasco sobrando, comandado por Nenê. O maestro cruz-maltino fez três gols e foi o nome da vitória por 4 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no Castelão repleto por 29 mil pagantes. Em Pelotas, o Brasil estreou muito bem, obrigado: fez 2 a 0 no Paraná, que fez um ótimo estadual e promete ser candidato a subir, no Bento Freitas. Ótima largada depois de um Gauchão cheio de problemas.

Suárez na reta final
Artilheiro do Campeonato Espanhol, com 40 gols em 35 jogos disputados, Luis Suárez foi o grande nome da conquista do bi pelo Barcelona. Quando Atlético e Real Madrid apertaram o cinto e o time catalão começou a tropeçar, foi ele o comandante da sequência final de cinco vitórias (quatro delas por goleada) do time de Luis Enrique. Nestes cinco jogos finais, o uruguaio fez nada menos que 14 gols. Os últimos três ontem, nos 3 a 0 sobre o Granada, que confirmaram o título.

Foto: César Greco/Palmeiras.

Comentários