Para aquecer a noite fria do Pampa

É justamente na primeira semana de frio do ano na região do Pampa que a Libertadores inicia sua disputa de mata-mata. Três partidas envolvendo clubes brasileiros, uruguaios e argentinos em Avellaneda, Montevidéu e Porto Alegre dão andamento à noite mais quente do futebol sul-americano nesta temporada, todas disputadas sob temperaturas abaixo dos 10ºC.

Tudo começa no Cilindro, às 19:30, onde o praticamente completo Racing recebe o Atlético Mineiro. Um dos melhores times da primeira fase, o Galo ganhou "de presente" um duríssimo confronto com o time de Milito, Romero e Lisandro López. Diego Aguirre não terá Luan, enquanto Facundo Sava, como em quase todo 2016 até agora, se verá sem Gustavo Bou. Um equilíbrio imenso, portanto.

Do lado oriental do Rio da Prata, o Corinthians inicia o mata-mata diante do Nacional, que passou por um grupo difícil de forma antecipada na fase de grupos e vem completo a campo no Parque Central. A surpreendente eliminação em casa para o Audax não tem o direito de ser sentida, mas causou reflexos na escalação do time. Guilherme, em mau momento técnico, abre espaço para Rodriguinho. Não será nada fácil: em 2015, o Timão encarou o Guaraní em circunstâncias semelhantes, logo após uma queda frustrante no estadual - os paraguaios eram inferiores a este Nacional, e conseguiram a classificação com duas vitórias.

Em Porto Alegre, o desafio dos gremistas é lembrar 2007, quando a Libertadores também iniciou os mata-matas numa semana de intenso frio, trazendo calor à Arena para meter pressão no Rosario Central. Há várias semelhanças entre as duas equipes, e esta semana ainda ganhou mais uma: a prioridade de ambos agora é o título continental. O Grêmio sempre deu mais atenção à Libertadores, mas a eliminação no estadual para o Juventude permite foco exclusivo na Copa. Já o Central, após o empate com o Newell's, deve deixar de lado a busca pelo agora improvável título argentino e buscar, acima de tudo, seguir adiante na competição sul-americana.

Sem Geromel, o Grêmio ao menos não enfrentará Larrondo, ótimo atacante que se recupera de cirurgia no joelho. Já o time de Rosário ganhará a volta do zagueiro Pinola, mas provavelmente terá de encarar Miller Bolaños, que foi bem domingo, marcando gol, inclusive. Com o equatoriano, Luan pode fazer as vezes de centroavante também, algo que diminui quando Bobô é quem joga. É justamente a aproximação destes dois jogadores a principal arma ofensiva do time gaúcho, que precisa abrir vantagem, e de preferência sem sofrer gols em casa.

Uma noite, portanto, que promete ser espetacular, como sempre são as noites eliminatórias da mais empolgante competição de clubes de futebol que se tem conhecimento.

Poucos gols
Nos primeiros dois jogos das oitavas, apenas um gol. Foi do Táchira, que bateu o Pumas por 1 a 0 em San Cristóbal. Em Buenos Aires, Huracán e Atlético Nacional ficaram no 0 a 0. O adversário de Grêmio ou Central nas quartas, portanto, segue completamente indefinido.

Zero gol
Na Liga dos Campeões, a disputa por um lugar na decisão em Milão começou zerada. Sem Cristiano Ronaldo, o Real Madrid perde muito de sua força ofensiva, claro. Assim, o 0 a 0 em Manchester contra o City não deixa de ser um resultado razoável trazido a Madrid. Hoje a capital espanhola recebe Atlético de Madrid e Bayern München.

Comentários

Chico disse…
Tricolor eliminado do gauchão e o Romildo falando bosta.

Noite de loucuras.