A uma vitória do milagre

Gol de Dawson deixou Leicester a uma vitória do título inglês
Não foi ao cumprir o dever e enfiar 4 a 0 no Swansea, numa rara goleada de sua vitoriosa campanha, que o Leicester ficou à beira do título inglês. Foi no jogo de ontem, em White Hart Lane: o empate em 1 a 1 do Tottenham com o modesto West Bromwich aumentou de cinco para sete pontos a diferença entre os dois candidatos que restam na Premier League. Faltando três rodadas para o final, significa dizer que o Leicester está a uma vitória do milagre de conquistar a taça. Ou a uma derrota de seu rival mais próximo, também.

O West Brom, vale lembrar, foi o mesmo que arrancou dois pontos do Leicester fora de casa no comecinho de março, antes de a equipe do técnico Claudio Ranieri enfileirar cinco vitórias seguidas e colocar a mão na taça. É um time chato, mesmo, e que cometeu ontem a façanha de praticamente retirar o Tottenham da disputa. Nos três últimos jogos, o Leicester visita o Manchester United, recebe o Everton e visita o Chelsea; o time de Londres joga fora com o Chelsea, em casa com o Southampton e fora de novo com o Newcastle. Tabela mais amena, mas agora não há mais tempo para reagir, em termos práticos.

Se o milagre de ver o Leicester campeão da liga mais competitiva do mundo pode ocorrer já neste final de semana, ontem foi dia de a favorita Juventus confirmar o pentacampeonato italiano, igualando feito da Inter entre 2006 e 2010, do Torino nos anos 40 e dela própria entre 1931 e 1935. É o maior período de hegemonia da história do futebol italiano, portanto. Pena que veio de uma forma fria: pela intransigência (e falta de inteligência) de quem organiza a tabela, a equipe comemorou após o treino, no vestiário, terminada a derrota do Napoli para a Roma, por 1 a 0.

Campeonato Brasileiro
Divulgada a tabela do Brasileirão detalhada, dois elogios precisam ser feitos: a volta dos jogos sábado às 16:00 e a manutenção do horário bem sucedido das 11:00 de domingo. As poucas partidas às 21:45 também merecem destaque. É pouco ainda, mas já melhor que nos anos anteriores.

Cruzeiro
A demissão de Deivid era esperada. Técnico novo em clube grande não tem lastro suficiente para segurar um trabalho após sequer chegar a uma final de campeonato estadual. A equipe realmente vem jogando pouco, mesmo antes da queda para o América já não apresentava grande futebol. Dureza é a direção perder a convicção no treinador tão cedo. Mas ainda há 20 dias para começar o Brasileiro. Achando um substituto logo, pode recuperar parte do terreno perdido.

Libertadores
Para os gremistas, a noite de hoje já é de interesse no mata-mata da Libertadores. Às 19:30, Huracán e Atlético Nacional abrem as oitavas de final em Buenos Aires. Daí sairá o adversário do Tricolor ou do Rosario Central nas quartas de final. Mais tarde jogam Deportivo Táchira e Pumas, na Venezuela - jogo da chave de River Plate e Independiente del Valle.

Liga dos Campeões
Às 15:45, Manchester City e Real Madrid abrem a fase semifinal da Liga dos Campeões. Os madrilenhos pouparam Cristiano Ronaldo, Modric, Carvajal e Casemiro no fim de semana, diante do Rayo Vallecano, e chegam relativamente descansados à Inglaterra. Hora de ver se o City enfim atingiu a grandeza que o momento exige ou ainda é apenas um clube emergente e não preparado para conquistar o título europeu.

Comentários