O show do primeiro classificado

Peñarol foi presa fácil para o Atlético Nacional, mesmo em casa
O Atlético Nacional segue sobrando de forma impressionante na Libertadores. Sua chave não é exatamente uma barbada, mas ele passa por cima como se fosse. A goleada de 4 a 0 em pleno Centenario é absolutamente histórica, e mais do que isso: faz justiça à semana passada, quando dominou completamente os uruguaios em Medellín e poderia ter ganhado por muito mais do que o 2 a 0 final.

A campanha espetacular torna a equipe alviverde a primeira classificada para os mata-matas. Os números são impressionantes: 12 pontos, 100% de aproveitamento, 11 gols marcados (melhor ataque da Libertadores) e nenhum sofrido (melhor defesa). O Atlético Nacional é o líder de todos os critérios e quesitos da competição. Está garantido entre os 16 melhores e dificilmente não terá a melhor campanha da primeira fase - o que pode torná-lo adversário já nas oitavas de algum brasileiro que vem capengando, como Palmeiras, Grêmio ou São Paulo. Hoje, entraria com o favoritismo contra qualquer um deles.

Vale lembrar que o sistema de jogo vem desde os tempos de Juan Carlos Osorio. E pouca coisa mudou, a não ser os nomes: além do veterano técnico Reinaldo Rueda, vários atletas entraram na equipe após a ótima temporada continental de 2014. Daquele time que foi longe na Libertadores e vice da Sul-Americana permanecem apenas Bocanegra, Henríquez, Mejía, Pérez e Copete (sendo este um reserva naquela temporada). Uma ótima base, convenhamos.

Pressão extra
A esperada vitória de 3 a 0 do Santa Fe sobre o Cobresal obriga o Corinthians a vencer o Cerro Porteño hoje. Só assim a equipe de Tite não jogará em Bogotá com a corda no pescoço na penúltima rodada. O Timão tem 6 pontos, contra 7 de paraguaios e colombianos. Tropeçando hoje (mesmo um empate), poderá ser virtualmente eliminado já na próxima rodada, em caso de derrota para o Santa Fe em El Campín. É jogo com caráter forte de decisão, portanto.

No caso são-paulino, a obrigação de vitória contra o Trujillanos é óbvia. Cairia bem também uma vitória do Strongest sobre o River, em La Paz. Que disparem os bolivianos, desde que a segunda colocação fique acessível.

Em Belo Horizonte, aquele que tem tudo para ser o grande jogo da noite em termos técnicos: Atlético-MG x Colo-Colo. Os mineiros são favoritos, e mesmo um empate em casa não seria mau resultado.

Em tempo:
- Hoje começa a Copa do Brasil. Apenas dois times da Série A entram em campo hoje: o Santa Cruz visita o Rio Branco-ES, enquanto o Flamengo vai a Aracaju jogar praticamente de local contra o Confiança.

Comentários