Erros repetidos, nova derrota e mais desconfianças
Grêmio perdeu a terceira das últimas quatro partidas que disputou |
O São Paulo-RS não faz boa campanha à toa. Bem treinado pelo experiente Hélio Vieira, mostrou na bola parada de Romano e na intensa movimentação de seus homens de meio e frente, especialmente do atacante Júlio Abu, suas principais qualidades. Levou pânico ao Tricolor deste modo desde o primeiro tempo. Ainda assim, o Grêmio fez um primeiro tempo bem razoável. Quando Lincoln, Luan e Everton se aproximavam, sempre saía algo interessante. Henrique Almeida é que foi novamente uma nulidade, perdido e desabastecido, descolado do resto do setor ofensivo.
O jogo truncado ganhou em emoção com o gol de Fred. Principalmente porque o São Paulo-RS reagiu rápido. Claro, na bola parada, em uma falha grosseira de Marcelo Grohe - contra o Brasil, na estreia, ele também falhou bem feio. Mas Luan, após cruzamento de Kaio (outro que mostrou ferramenta), pôs o Grêmio em vantagem de novo no início do segundo tempo. Foi uma ducha fria no time de Rio Grande, o que propiciou 25 minutos de total controle gremista na partida. Aí, faltou ao Tricolor apetite e eficiência para definir a vitória.
Partindo para o tudo ou nada, o time da casa pouco criava. Restava, claro, a bola parada. E, diante de um Grêmio que bate cabeça de forma preocupante neste aspecto em 2016, o empate chegou num gol olímpico de Júlio Abu. Golaço? Sim, pela raridade, mas que só ocorreu por falha coletiva da defesa, que olhou a bola entrar. E em nova pane, agora da dupla de zaga, Alex Goiano entrou livre para virar, aos 32. Ele, que recém havia entrado em campo. E que dois minutos depois cavou a expulsão de Edinho, símbolo de mais um descontrole da equipe da capital diante de uma situação de desvantagem. Participação iluminada.
A derrota de hoje não deveria preocupar tanto, pelo fato de ter sido diante de um dos times mais competentes do interior, fora de casa, e com seis reservas em campo. Mas o fato é que o Grêmio precisava vencer e, de preferência, convencer, pois chegou a Rio Grande ainda sob a desconfiança de uma série de maus resultados e atuações preocupantes, especialmente na defesa. O resultado de hoje não traz grandes consequências em termos de tabela, mas aumenta todos os temores criados nos últimos 15 dias, por mais que tenha sido um jogo de Gauchão, e com vários suplentes em campo. E isso, há uma semana do jogo decisivo com a LDU, é no minimo bem pouco animador.
___________________________________________________
Campeonato Gaúcho 2016 - 1ª fase - 6ª rodada
24/fevereiro/2016
SÃO PAULO-RS 3 x GRÊMIO 2
Local: Aldo Dapuzzo, Rio Grande (RS)
Árbitro: Daniel Bins (RS)
Público: 6.038
Renda: R$ 214.425,00
Gols: Fred 39 e Thiago Corrêa 42 do 1º; Luan 4, Júlio Abu 30 e Alex Goiano 32 do 2º
Cartão amarelo: Guto, Alex Goiano, Luan e Kaio
Expulsão: Edinho 34 do 2º
SÃO PAULO-RS: Deivity (5,5), Raulen (5,5), Fernando Pinto (5,5), Luís Henrique (5) e Romano (6); Thiago Corrêa (6) (Alex Goiano, 31 do 2º - 7) , Henrique (5,5), Guto (5,5) e Athos (5) (Anderson Oliveira, 23 do 2º - 5,5); Júlio Abu (7) (Vítor Faísca, 36 do 2º - sem nota) e Rafael Pilões (5,5). Técnico: Hélio Vieira
GRÊMIO: Marcelo Grohe (3,5), Wesley (4,5), Geromel (5,5), Fred (5,5) e Marcelo Hermes (5); Edinho (3), Kaio (5,5) (Jaílson, 47 do 2º - sem nota) e Lincoln (6); Luan (6), Henrique Almeida (4) (Bobô, 14 do 2º - 5) e Everton (6). Técnico: Roger Machado
Foto: Lucas Uebel/Grêmio.
Comentários