Na Liga dos Campeões, o mau futebol do Manchester United não teve perdão

Naldo comemora: zagueiro brasileiro fez dois gols no United
O pouco de tolerância que ainda havia com Louis van Gaal em Manchester se devia ao fato de a equipe estar bem colocada no Campeonato Inglês. Passado o "Efeito Martial", em que a chegada do novo reforço animou a torcida do United, a equipe acumula maus resultados e, principalmente, péssimas atuações. Tudo começou na derrota ao natural para o rival Arsenal, por 3 a 0, dois meses atrás. Neste período, foram apenas quatro vitórias em 13 jogos. Ontem, talvez, tenha sido a gota d'água.

A eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões repete um fiasco de quatro anos atrás. A situação não era fácil: a equipe inglesa precisava derrotar os alemães do Wolfsburg, líderes do Grupo B, fora de casa, para não depender do PSV, que provavelmente venceria (como acabou de fato ocorrendo) o eliminado CSKA Moscou em casa. Martial fez sua parte, abrindo o placar cedo, mas a equipe cedeu a virada. Chegou ao empate no fim, que ainda assim seria insuficiente, mas teve tempo de levar o 3 a 2 e cair fora de forma incontestável.

A Premier League é um torneio em média mais difícil que a fase de grupos da Liga dos Campeões. Portanto, mesmo com um futebol pobre, era esperado que o Manchester United superasse este desafio inicial. Não foi possível. É verdade que a equipe segue a três pontos do líder Leicester no torneio local, e que ainda há a Liga Europa pela frente, mas nada garante que os ingleses chegarão longe em um torneio com adversários que potencialmente vêm atuando melhor, como o Napoli e Liverpool, por exemplo.

A Liga dos Campeões acabou não perdoando a má fase técnica do time de Van Gaal, mesmo em sua etapa inicial. Dias turbulentos vêm por aí em Old Trafford.

Goleada em Madrid e novos líderes
A goleada de 8 a 0 sobre o Malmö talvez seja a consolidação de uma nova fase do Real Madrid, que precisava mesmo se recuperar da goleada impiedosa no clássico para o Barcelona, em casa. Cristiano Ronaldo fez quatro e acaba a fase de grupos como recordista de gols na história do torneio antes dos mata-matas, com 11 gols em seis jogos.

Nos demais grupos, destaque para a troca de liderança no C e no D. Em Lisboa, o Benfica perdeu por 2 a 1 para o Atlético de Madrid e viu os espanhóis roubarem a ponta. Já a Juventus perdeu a liderança ao levar 1 a 0 do Sevilla, enquanto o Manchester City assumiu esta condição ao fazer 4 a 2 no Borussia Mönchengladbach. Boa notícia para os ingleses, que vão escapar de equipes como Barça, Real Madrid e Bayern nas oitavas.

Para hoje, último dia da fase de grupos, as disputas de vaga estão em todos os grupos: no E (Roma favorita, Bayer Leverkusen correndo por fora), F (Arsenal precisa golear o Olympiakos na Grécia), G (Chelsea, Porto e Dinamo Kiev lutam por duas vagas) e H (Gent e Valencia brigam pela que resta).

Foto: Wolfsburg/Divulgação.

Comentários