Com Dybala, e a ponto de bala: a Juventus decolou no Campeonato Italiano

No 1 a 0, Dybala chuta cruzado antes de Gentiletti marcar contra
O começo cheio de tropeços foi causa de infindáveis diagnósticos precipitados: a Juventus não chegaria a lugar algum na atual temporada italiana sem Vidal, Pirlo e Tevez. Na verdade, o que estava faltando apenas era um período de adaptação: ninguém perde tantas peças importantes de uma hora para outra e segue jogando a mesma bola no começo da temporada seguinte. O tempo está demonstrando isso: depois de ganhar só um dos seus seis primeiros jogos no Campeonato Italiano, a Vecchia Signora empilha triunfos. Hoje bateu a Lazio por 2 a 0, em Roma, com tranquilidade. É a quinta vitória seguida da equipe de Turim, que já está no pelotão de frente da competição.

Freguês de carteirinha da Juve, a Lazio sabia que teria uma tarefa complicada hoje no Stadio Olimpico. A equipe romana não ganha da atual tetracampeã nacional pelo campeonato desde 2003. E mais uma vez não fez cócegas: com uma atuação discretíssima de seus homens mais criativos (Kishna, Candreva e, no segundo tempo, Felipe Anderson), Klose se viu isolado em meio ao ótimo trio zagueiros da equipe de Turim. Ao todo, o artilheiro alemão teve apenas uma conclusão contra o gol de Buffon, e ainda assim Bonucci conseguiu desviar o arremate.

É cedo para fazer comparações, embora ela seja tentadora demais, mas o fato é que, sem Tevez, outro argentino é que assumiu o protagonismo no ataque da Juventus: Paulo Dybala. Autor do gol da vitória no clássico contra o Milan, ele fez de tudo hoje. No primeiro gol, chutou com força para a pequena área e seu compatriota Gentiletti não teve tempo de se desviar e evitar o gol contra. No segundo, recebeu de Mandzukic, ajeitou na coxa e soltou um balaço com extremo estilo. Gol de quem conhece.

É claro que o gol logo aos seis minutos ajudou a mudar o panorama da partida e facilitou a vida da Juventus, mas o fato é que a equipe de Massimiliano Allegri foi sempre a dona do jogo em Roma. Controlou a Lazio o tempo todo e raramente correu perigo, dada a falta de criatividade do time da casa. No segundo tempo, se deu ao luxo de administrar o resultado sem forçar o ritmo. Vitória ao natural.

Ah, e tudo isso sem Pogba, que não jogou hoje por estar suspenso. Para quem não conseguia ganhar de ninguém sem Tevez, Pirlo e Vidal, bater a Lazio desta maneira sem o francês, que era a quarta estrela do time vice-campeão europeu, e única delas a ficar em Turim, é uma inegável evolução.

_____________________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Italiano 2015/16 - 15ª rodada
4/dezembro/2015
LAZIO 0 x JUVENTUS 2
Local: Olímpico, Roma (ITA)
Árbitro: Luca Banti (ITA)
Público: não divulgado
Gols: Gentiletti (contra) 6 e Dybala 31 do 1º
Cartão amarelo: Gentiletti, Maurício, Radu, Parolo, Klose, Mandzukic, Alex Sandro e Evra
LAZIO: Marchetti (5), Basta (4,5), Gentiletti (4,5), Maurício (5,5) e Radu (5); Parolo (6), Biglia (5,5) e Kishna (4,5) (Keita, intervalo - 5,5); Candreva (5) (Felipe Anderson, intervalo - 5), Klose (5) e Milinkovic (4,5) (Matri, 23 do 2º - 4,5). Técnico: Stefano Pioli
JUVENTUS: Buffon (6), Barzagli (6), Bonucci (6) e Chiellini (7); Lichtsteiner (5,5), Sturaro (6), Marchisio (6), Asamoah (6) e Alex Sandro (6) (Evra, 23 do 2º - 5,5); Dybala (7,5) (Cuadrado, 34 do 2º - sem nota) e Mandzukic (5,5) (Morata, 36 do 2º - sem nota). Técnico: Massimiliano Allegri

Foto: Juventus/Divulgação.

Comentários