A noite épica do Arsenal valeu a fase de grupos da Liga dos Campeões

Giroud comemora: hat-trick histórico em Atenas
A normalmente pouco empolgante fase de grupos da Liga dos Campeões foi finalizada hoje com uma noite de gala. Um enredo que só se tornou possível graças à irregularidade do Arsenal. O time de Arsène Wenger, que começou a etapa inicial do torneio com duas derrotas, teve de bater o poderoso Bayern München em Londres para seguir vivo. Aguentou uma goleada em Munique, mas bateu o Dínamo de Zagreb e, hoje, obteve uma épica vitória sobre o Olympiakos para seguir adiante.

Pelo discutível regulamento da UEFA, o primeiro critério de desempate em caso de pontuação igual é o confronto direto. O sistema causou bizarrices como o famoso 2 a 2 de Dinamarca x Suécia na Euro de 2004, mas também proporcionou a jornada histórica de hoje. Como perdeu em casa por 3 a 2 para os gregos, o Arsenal era obrigado a vencer por dois gols de diferença em Pireus para seguir adiante. Se vencesse por 1 a 0, mesmo com saldo superior, seria eliminado.

A qualidade inglesa prevaleceu. Ou melhor: a qualidade francesa. Em noite mágica, o centroavante Giroud fez os três gols da vitória por 3 a 0, que coloca a equipe de Londres nas oitavas de final e joga o Olympiakos para a Liga Europa. Um triunfo magistral, que consolida a boa fase do Arsenal - a equipe é vice-líder na Inglaterra e luta pela liderança. Porém, só existiu porque a equipe começou muito mal a competição. A conta não foi paga agora, mas pegar um líder de grupo nas oitavas pode custar o fim do sonho da conquista continental.

Porto fora
Ao levar 2 a 0 do Dinamo Kiev em casa na penúltima rodada, o Porto assinou sua sentença de morte. A equipe portuguesa não resistiu ao Chelsea em Londres: perdeu por 2 a 0, viu os ucranianos confirmarem o favoritismo contra o Maccabi Tel Aviv e terá de jogar a Liga Europa.

No resto dos grupos, nenhuma surpresa. No E, a Roma se classificou, apesar de um medíocre 0 a 0 em casa com o BATE Borisov, já que o Bayer Leverkusen ficou no 1 a 1 com o Barcelona. No Grupo H, o Gent também confirmou o favoritismo. O Valencia levou 2 a 0 do lanterna Lyon, em casa, e caiu fora com merecimento.

Os 16 classificados
Líderes: Real Madrid, Wolfsburg, Atlético de Madrid, Manchester City, Barcelona, Bayern München, Chelsea e Zenit
Vice-líderes: Paris Saint-Germain, PSV, Benfica, Juventus, Roma, Arsenal, Dinamo Kiev e Gent.

Em tempo:
- São três espanhóis, dois alemães, três ingleses, um russo, um francês, um holandês, um português, dois italianos, um ucraniano e um belga nos mata-matas. Dez países representados ao todo.

Foto: Arsenal/Divulgação.

Comentários