O Grêmio fez o suficiente para vencer, encaminhar a vaga e jogar o Gre-Nal com mais tranquilidade

Luan marcou seu 16º gol no ano: Grêmio quase na Libertadores
É verdade o que disseram Luan e Galhardo na saída de campo hoje na Arena, após a vitória sobre o Fluminense: não existe Gre-Nal tranquilo, não há clássico sem pressão, e os 5 a 0 do primeiro turno devem indicar um Inter mordido para o jogo deste domingo, no Beira-Rio. Discurso profissional e de respeito à parte, não há como negar: a noite desta quinta praticamente definiu a classificação gremista para a Libertadores. E estar garantido à frente do Inter de forma quase que matemática ajuda a tranquilizar o ambiente no Humaitá, ou no mínimo diminuir bastante a pressão na tabela.

Esta pressão nunca foi real, mas poderia existir, dependendo da rodada de hoje. Por isso os dois lados se negaram a falar de Gre-Nal antes da noite desta quinta. O Grêmio sabia que vencer o Fluminense era fundamental: em caso de resultados inversos aos que ocorreram hoje, a distância entre os dois eternos rivais cairia para três pontinhos, com um clássico no Beira-Rio ganhando ares de decisão, pois aproximaria ambos como há cinco meses não acontecia.

A vitória de 1 a 0 não veio com grande futebol, mas foi merecida e, diante das circunstâncias, foi importantíssima. Como em outros jogos recentes na Arena (Coritiba, Goiás, Flamengo), a equipe de Roger Machado pecou pela ansiedade em determinados momentos, mas foi quem mais procurou e esteve perto do gol o tempo todo. Verdade que Fred chegou a cabecear na trave um escanteio levantado por Gustavo Scarpa, mas a imposição gremista foi visível no primeiro tempo, com sete chances de gol e duas bolas na trave de Diego Cavalieri, que, por sinal, teve bastante trabalho.

A superioridade do time gaúcho foi reconhecida pelo próprio Eduardo Baptista, no momento de sua troca efetuada no intervalo. Para segurar mais a bola e ter maior criatividade, colocou Gérson no lugar do apagado Osvaldo. Uma ideia correta (o Flu equilibrou os minutos iniciais da etapa final), mas que acabou na prática sendo profundamente infeliz. O menino participou de quatro lances em 19 minutos: uma falta de amarelo em Luan, uma boa jogada para Marcos Júnior chutar mal, um pênalti cometido e uma entrada violenta, de novo em Luan, que causou sua expulsão por puro descontrole. Fred, outro que já fazia hora extra em campo, pediu para sair antes de também levar um possível vermelho.

O gol foi de pênalti e surgiu num momento no qual o Grêmio se via com dificuldades na partida. A expulsão de Gérson e a saída de Fred também facilitaram as coisas. Mas a vitória não caiu do céu: no geral, o time de Roger fez um primeiro tempo relativamente bom e, com a vantagem, administrou sem sustos no segundo. Mereceu o resultado, por menos brilhante que tenha sido. E merece a vaga, agora sim mais de 99% confirmada, graças aos 62 pontos que o próprio Roger projetara como suficientes semanas atrás.

__________________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2015 - 35ª rodada
19/novembro/2015
GRÊMIO 1 x FLUMINENSE 0
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Público: 15.909
Renda: R$ 418.766,00
Gol: Luan (pênalti) 14 do 2º
Cartão amarelo: Bressan, Ramiro, Walace, Fred, Wellington Silva, Gérson e Wellington Paulista
Expulsão: Gérson 19 do 2º
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6), Galhardo (6,5), Geromel (6,5), Bressan (5,5) e Marcelo Oliveira (6,5); Walace (6,5), Ramiro (5,5) (Maxi Rodríguez, 45 do 2º - sem nota), Giuliano (6) e Douglas (5,5) (Edinho, 38 do 2º - sem nota); Luan (6,5) e Everton (5,5) (Bobô, 32 do 2º - sem nota). Técnico: Roger Machado
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (6,5), Jonathan (5,5), Gum (6,5), Marlon (5,5) e Wellington Silva (5) (Wellington Paulista, 35 do 2º - sem nota); Pierre (5,5), Cícero (6) e Gustavo Scarpa (5,5); Marcos Júnior (5), Fred (5,5) (Magno Alves, 23 do 2º - 5) e Osvaldo (4,5) (Gérson, intervalo - 1). Técnico: Eduardo Baptista

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
Vitória importante para a Copa
Lourenço disse…
Não gostei dos dois volantes do Grêmio, é absurda é falta que o Maicon faz.
Vicente Fonseca disse…
Acho que o Walace tomou conta do meio-campo, embora, na hora de finalizar, tenha se precipitado (não é a dele). Mesmo que o Ramiro esteja de volta, concordo que o Maicon faz falta, sim.