O Botafogo é campeão, mas a rodada quente da Série B é hoje à tarde

Jefferson levanta a taça: Botafogo confirmou título ontem
Sabemos que o que realmente importa na Série B é o acesso para a primeira divisão, especialmente quando estamos falando de um clube grande. Promovido em 2003 como vice-campeão, o Botafogo conquistou ontem seu primeiro (e seus torcedores esperam que último) título da segunda divisão brasileira. Uma conquista que há várias rodadas já havia ocorrido na prática, mas que foi confirmada com os 3 a 1 sobre o rebaixado ABC, em Brasília.

Com 71 pontos, o time carioca não pode mais ser ultrapassado pelo América-MG (2º, 63). Ainda assim, o sábado é decisivo para o Coelho: empatando em casa com o desesperado Ceará (17º, 41), o time mineiro garante o acesso. Situação idêntica à que vive o Vitória (3º, 63), que recebe o já em férias Luverdense (10º, 51), no Barradão. Ao Santa Cruz (4º, 61), ganhar do lanterna Mogi Mirim, em Itu, é igualmente a garantia de não poder mais ser ultrapassado por Bragantino (57), Náutico (57), Sampaio Corrêa (57) e Paysandu (56).

Se as vagas para a elite estão bem encaminhadas, lá embaixo a briga é mais feia. Com a vitória por 3 a 1 de virada sobre o Oeste (16º, 43), em meio a uma terrível tempestade no Serra Dourada, o Atlético-GO (14º, 46) praticamente se livrou do risco de queda. Quem tropeçou feio ontem foi o Macaé (15º, 43): ao ficar no 1 a 1 em casa com o já rebaixado Boa Esporte, deu vida ao Ceará: mesmo que o Vozão perca hoje em Belo Horizonte, precisará apenas vencer o próprio Macaé em casa, na última rodada, que se salvará independentemente de qualquer resultado.

Todos os jogos são às 17h30.

Em tempo:
- O maior destaque do sábado, claro, é o superclássico do Santiago Bernabéu, entre Real Madrid (2º, 24) e Barcelona (1º, 27), às 15h15. Uma vitória madrilenha deve embolar de vez a disputa da liderança, pois poderia aproximar o Atlético de Madrid (3º, 23) e o Celta (4º, 21), que é outro que terá clássico hoje, fora de casa, contra o La Coruña.

- Também tem clássico hoje na Itália, entre Juventus (7º, 18) e Milan (6º, 20), em Turim. Ambos tentam aproximação com a ponta de cima.

- Na Argentina, o Racing fez 2 a 1 no Estudiantes e disputará a final da seletiva para a Libertadores em dois enormes clássicos com o Independiente. Só um deles vai para a principal copa do continente do ano que vem. Imperdível.

- Pelo Brasileirão, o jogo isolado deste sábado é às 19h30. Embora seja no Allianz Parque, o Cruzeiro (8º, 51) é o favorito: vem em alta e enfrentará um Palmeiras (10º, 49) praticamente reserva, de olho na final da Copa do Brasil.

Foto: Botafogo/Divulgação.

Comentários