Enfim, o Santa Fe chegou a uma final continental. A hora do título parece ter chegado

Omar Pérez comemora: veterano entrou no segundo tempo ontem contra o Luqueño
Foi bem mais sofrido do que muita gente esperava, mas o Santa Fe conseguiu chegar à final da Copa Sul-Americana. A equipe colombiana é visivelmente superior aos paraguaios do Sportivo Luqueño, mas só chegou à decisão graças ao saldo qualificado: depois do 1 a 1 em Luque, empate sem gols no Estádio El Campín. Nada mau para um time que se acostumou a chegar perto de finais continentais e não conseguir disputá-las, muitas vezes, mesmo jogando mais que seus adversários.

Há pelo menos cinco temporadas o time vermelho de Bogotá vinha chegando perto deste momento. Em 2011, na mesma Sul-Americana, os colombianos golearam o Botafogo por 4 a 1 nas oitavas. Nas quartas, empataram em 1 a 1 com o Vélez em casa, seguravam um 2 a 2 fora, mas aos 45 da etapa final sofreram o cruel gol da eliminação. Em 2013, após mostrar ótimo futebol durante toda a Libertadores, caíram para o Olimpia nas semifinais - pressionaram muito, mas faltou um golzinho. Neste ano, o algoz foi o Internacional, que só conseguiu evitar a decisão por pênaltis no Beira-Rio aos 42 da etapa final, e já com 11 contra 10.

O adversário do Santa Fe na final sai do confronto entre Huracán e River Plate. Os atuais campeões de tudo na América do Sul perderam em casa por 1 a 0, mas qualquer vitória hoje em Parque Patricios (exceto o 1 a 0, que leva a disputa para os pênaltis) os classificará. Portanto, a indefinição é grande. De toda forma, uma coisa é certa: ninguém está mais preparado para ganhar esta Sul-Americana que o Santa Fe: o River, se passar, terá o Mundial Interclubes logo adiante, e atenções evidentemente divididas; já o Huracán está concentradíssimo na disputa, mas é tecnicamente bem inferior (escapou do rebaixamento na Argentina na última rodada). Parece ter chegado a hora do grande título.

A decisão, por sinal, será em Bogotá.

Relaxa mas não cai
O Real Madrid chegou a estar vencendo o Shakhtar Donetsk por 4 a 0 fora de casa, cedeu três gols, mas ainda assim venceu. Esta previsivelmente classificado na liderança, com o Paris Saint-Germain confirmando a segunda posição ao enfiar 5 a 0 no Malmö. Também garantiram vaga ontem Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Manchester City.

A briga boa está mesmo é no Grupo B. Com o empate em 0 a 0 em Old Trafford com o PSV (3º, 7), o Manchester United (2º, 8) corre sério risco de eliminação. Isso porque na última rodada visitará o Wolfsburg (1º, 9), que lidera a chave, enquanto os holandeses recebem o eliminado CSKA Moscou (4º, 4). Só uma vitória garante a classificação sem depender de ninguém, mas ela não é fácil: os alemães fazem boa temporada, e entrarão também precisando do resultado.

Faltando uma rodada, nove das 16 vagas já estão preenchidas para os mata-matas da Liga dos Campeões: Real Madrid, PSG, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus, City, Barcelona, Bayern e Zenit estão garantidos. Pelas sete vagas que restam, há 13 times na briga: Wolfsburg, Manchester United, PSV, Roma, Leverkusen, BATE, Olympiakos, Arsenal, Chelsea, Porto, Dinamo Kiev, Gent e Valencia. Os outros dez já estão eliminados, ou brigam pelo consolo da Liga Europa.

Foto: Santa Fe/Divulgação.

Comentários