Sábado de Brasileirão tem briga direta por Libertadores e contra o rebaixamento

O jogo entre São Paulo (5º, 50) e Sport (7º, 49), no ótimo horário das 17h, é o maior destaque do sábado de Campeonato Brasileiro. Será o primeiro dos dois duelos do fim de semana que reunirá dois postulantes ao G-4 frente a frente. O outro será amanhã, e ainda mais interessante: Santos x Palmeiras, os dois finalistas do Paulistão e da Copa do Brasil. Jogaço só não melhor que Atlético Mineiro x Corinthians, o dos dois líderes da competição.

Sem Diego Souza, Régis pode ser titular (Williams Aguiar/Sport)
No Morumbi, é inegável que o time pernambucano vem em momento melhor. Quebrou na última rodada o fantasma de nunca ter vencido fora de casa, e em São Paulo, contra um concorrente direto (o Palmeiras). Diante de um Tricolor esfacelado pela perda da Copa do Brasil, só não tem o favoritismo da partida porque vem sem Durval e Diego Souza, dois referenciais técnicos da equipe. Mas as condições para um bom enfrentamento existem.

O São Paulo, na irregularidade que marca o seu 2015, mal teve tempo de digerir o fiasco diante do Santos, na semifinal da Copa do Brasil. Vale lembrar que, apesar de tudo, o time do Morumbi está à beira do G-4. Hoje, se o Peixe ganhasse a Copa, estaria classificado como 5º colocado que é. O elenco é forte e tem condições técnicas de dar um sprint na reta final. O que falta é união, especialmente como clube, já que a política tricolor anda em frangalhos há algum tempo.

Na outra ponta da tabela tem briga direta também hoje. Em péssima fase, o Coritiba (17º, 33) promete lotar o Couto Pereira e finalmente vencer, o que não ocorre desde 20 de setembro, na 27ª rodada, quando fez 2 a 0 no rival Atlético Paranaense. Um triunfo hoje significaria não apenas a saída da zona de rebaixamento, mas ultrapassar o próprio Figueirense (15º, 35), rival direto de tabela. Uma ajudinha do Cruzeiro em Florianópolis diante do Avaí (16º, 34), no mesmo horário das 19h30, também seria muito bem-vinda para todos no Alto da Glória.

Chance de ouro para a Ponte
Com o equilíbrio de forças entre São Paulo e Sport, não será surpresa se a Ponte Preta encostar de vez no G-4. Derrotada na última rodada pelo Atlético Mineiro, a Macaca pode saltar para 50 pontos neste sábado e chegar junto da turma que hoje tem pontuação de Libertadores. Em casa, receberá o fraco Joinville, quase rebaixado.

Em tempo:
- Tem briga direta pela Libertadores também na Argentina. Em Córdoba, às 17h30, o Belgrano (7º, 47) recebe o Estudiantes (6º, 48) pela penúltima rodada precisando inadiavelmente de uma vitória. Lembrando que os dois primeiros garantem vaga direta à Copa 2016, e do 3º ao 6º colocados há a disputa de uma liguilla que apontará dois classificados. Um possível vice-campeonato do Rosario Central abriria uma vaga a mais para este mata-mata, mas ninguém quer contar com isso, claro.

- Na Série B, importante vitória do Bragantino, fora de casa, sobre o Atlético Goianiense (1 a 0). O resultado leva o time paulista a 51 pontos, três atrás do Bahia, que hoje visita o líder Botafogo. Na D, às 17h, o Ypiranga recebe o Ríver tentando reverter o 2 a 0 sofrido em Teresina na semana passada para chegar à final.

- Na Alemanha, finalmente alguém parou o Bayern München. Foi o Eintracht Frankfurt, que segurou um 0 a 0 em casa. A rodada de hoje será quente na Itália: Juventus x Torino em clássico local e Inter x Roma fazendo duelo de líderes.

Comentários