Três favoritos caíram, mas a Copa do Brasil seguirá com a chapa quente nas quartas de final

Três dos principais favoritos ao título da Copa do Brasil deram adeus à competição ontem à noite. Na verdade, na semana passada: Corinthians, Atlético Mineiro e Flamengo, por razões diferentes, entraram nas oitavas com pinta de candidatos ao título, mas no jogo de ida já haviam sido superados por Santos, Figueirense e Vasco, respectivamente. O que ocorreu ontem foi que nenhum deles conseguiu a reversão.

O Timão, líder absoluto do Brasileiro e por isso candidato, foi quem passou mais longe, e era quem de fato tinha a situação mais complicada. Depois de levar 2 a 0 do Santos, tinha a inglória tarefa de golear o rival em Itaquera para seguir adiante. Nem passou perto disso. O ótimo momento do Peixe prevaleceu. Eis aí um candidataço à taça, por sinal: longe do G-4 no Brasileiro, o time da Vila Belmiro deve apostar todas as suas fichas de uma grande conquista no torneio de mata-mata. É certo que as quartas de final serão apenas no final de setembro, e é impossível como estará o time de Dorival Júnior até lá, mas há bons jogadores e camisa suficiente para tanto.

O Galo foi outro que entrou com pinta de candidato por conta da ótima temporada que faz, e por sua força no mata-mata, mas decepcionou. A exemplo do Corinthians, em nenhum momento das oitavas esteve em vantagem sobre o Figueirense, que faz campanha modesta no Campeonato Brasileiro. Chegou a igualar o 1 a 1 da partida de Belo Horizonte em Florianópolis, mas cedeu a derrota no fim, algo incomum para um time tão acostumado a não fraquejar nas horas decisivas. O atual campeão deixa a Copa do Brasil. Os dois melhores do Brasileirão estão fora.

Já o Flamengo era candidato ao título pelo mesmo motivo do Santos: não tem chances no Brasileiro, deveria focar na Copa, tem grupo para ir longe e tradição no torneio. Mas o fato é que não mereceu passar. A exemplo de Timão e Galo, em nenhum segundo do confronto com o Vasco esteve em vantagem. E em nenhum momento jogou melhor do que o rival. Fez 1 a 0 num gol polêmico, foi dominado no segundo tempo sem Ederson e Guerrero, lesionados, e sofreu o empate no fim, mas com inteira justiça. O algoz? Rafael Silva, o mesmo garoto iluminado que decidiu o Campeonato Carioca. O Fla tomou o sétimo gol de cabeça em sete jogos e teve Pará expulso em mais um clássico. Erros que se repetiram, e que custaram muito caro.

A presença de Santos, Figueirense e Vasco no lugar de Corinthians, Atlético e Flamengo, porém, não torna a Copa do Brasil um torneio fácil. Ontem, Fluminense, São Paulo e Palmeiras confirmaram o seu favoritismo e seguiram adiante, o que mantém o nível de dificuldade do torneio elevado. São três times que brigam por G-4 atualmente. Caso a Dupla Gre-Nal confirme seu favoritismo hoje à noite, teremos entre os oito melhores apenas equipes da Série A, sendo que duas delas estariam indo hoje para a Libertadores, duas brigam por G-4, duas estão no meio da tabela buscando recuperação e duas lutam contra o rebaixamento. Como o sorteio da segunda que vem não será dirigido, nada impede um Palmeiras x São Paulo ou um Gre-Nal já na próxima etapa da competição. Se a "lógica" da ocorrência de clássicos prosseguir, aliás, é isso o que ocorrerá. Chapa muito quente.

Comentários