Deu Guaraní, com todos os méritos



Poucas eliminações de favoritos foram tão justas recentemente quanto a do Corinthians ontem para o Guaraní. É fácil dizer que o Timão teve muito mais chances, criou oportunidades, pressionou o time paraguaio. Porém, não teve competência e frieza na hora de finalizar; não teve a cabeça no lugar, como as expulsões de Fábio Santos e Jadson denotam; não teve o devido respeito institucional ao Guaraní, como as "comemorações" por não ter pegado time brasileiro ou argentino nas oitavas deixam claro (o que Tite absolutamente condena); e não jogou absolutamente nada no Defensores del Chaco, chegando, então, a Itaquera numa situação muito complicada.

É preciso, contudo, ressaltar também os méritos do Guaraní, que não são poucos. Eles começam bem antes do jogo de ontem, ainda na primeira fase. A equipe passou com dificuldades no grupo do Racing, batendo os argentinos em Assunção e segurando um heroico empate com o Sporting Cristal em Lima. Tanto Racing como Corinthians, aliás, levaram 2 a 0 no Defensores del Chaco. E nas duas vezes em que a equipe se classificou, obteve a vaga fora de casa. É um time talhado para jogos decisivos, portanto.

Como bem lembrou Igor Natusch hoje no Carta na Mesa, o futebol paraguaio, apesar de ter ido muito mal nas eliminatórias, foi o único que colocou finalistas nas últimas duas edições da Libertadores - Olímpia em 2013 e Nacional em 2014. Não seria tão surpreendente e aleatório assim repetir a dose, embora, claro, o time não seja o favorito. Uma reprise com o Racing está próxima de ocorrer: na primeira fase, os argentinos ganharam por 4 a 1 em Avellaneda e levaram 2 a 0 fora.

Quanto ao Timão, a fase é realmente ruim. Porém, é preciso considerar que este elenco vasto, se não sofrer desmanche, é um dos favoritos ao título brasileiro. O futebol apresentado pelo Corinthians em fevereiro e março não foi capaz de lhe colocar a ponto de bala nos mata-matas de maio, mas dá um indicativo do potencial que essa equipe tem a oferecer. Num torneio longo como o Brasileirão, pode chegar bem longe. Mas precisa manter Guerrero e outros nomes, o que a saúde financeira do clube não garante que ocorrerá.

Em tempo:
- Mais tarde, a análise de Cruzeiro x São Paulo. Foi tanto jogo ontem que nem deu tempo de falarmos sobre esse também histórico confronto ainda.

Comentários