Despencando serra abaixo

O roteiro cumprido pelo Caxias hoje à noite foi aquele típico do time grande que vai cair. Porque a equipe grená é, sim, muito grande para ser rebaixada no Campeonato Gaúcho. O destino, porém, parece implacável: 15 anos depois do capítulo mais glorioso de sua história, quando foi campeão estadual dentro do Olímpico diante de um Grêmio milionário, a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul parece mesmo fadada a jogar a segundona em 2016.

Como dizíamos, o roteiro da noite desta quinta no Centenário é velho. O time entra desesperado, diante de um adversário direto. Troca os pés pelas mãos, erra passes fáceis, erra gols demais. A torcida, heroica em ir a um jogo num horário ruim, sob literalmente mau tempo, ao mesmo tempo em que enche o time de energia e lhe dá esperanças também o pressiona, ansiosa que está. E aí, depois de perder um caminhão de gols inacreditáveis, um lance isolado torna a tão almejada vitória em uma derrota terrível, quase definitiva. O gol de Massari, na saída desastrosa de Renan, é o retrato da tragédia.

Com 9 pontos, a equipe da serra está praticamente rebaixada. Mas ainda não caiu, embora isso possa acontecer neste final de semana, e até mesmo com vitória. Ganhando do São José, o Caxias (15º, 9) ainda é obrigado a secar São Paulo (13º, 13), Veranópolis (12º, 14) ou Aimoré (11º, 15). E isso, claro, precisa se repetir na última rodada. Se perder um dos dois jogos (o último é fora, diante do Novo Hamburgo), cairá matematicamente. Mas virtualmente isso já é realidade. O jogo para ser vencido era o de hoje.

Em tempo:
- O mais duro de cair agora é que, no ano que vem, só um clube subirá. As perspectivas grenás numa provável segundona não são de bate-volta tão simples assim. Até porque, além do Caxias, é possível termos na disputa Pelotas, Santa Cruz, Inter/SM, Esportivo, São Luiz...

- Empates entre São José x Cruzeiro e Passo Fundo x União Frederiquense, ambos em 1 a 1, classificaram o Inter de forma matemática para as quartas de final.

- No Paulista, caiu a invencibilidade do Santos: levou 3 a 1 da Ponte Preta, em Campinas, de forma incontestável. O Corinthians, por sua vez, fez 5 a 3 no Penapolense (chegou a estar vencendo por 5 a 0). A equipe só perdeu uma vez em 28 jogos em Itaquera. Já são 27 jogos de invencibilidade, série já superior à maior que o clube havia obtido em todos os tempos no Pacaembu. Nunca houve tanto fator local em um estádio novo como neste caso do Timão.

Comentários