As contas do penúltimo domingo

Já que por aqui as Datas FIFA são ignoradas para que possamos disputar os "charmosos" campeonatos estaduais, vejamos o que pode ocorrer neste penúltimo e decisivo domingo de primeira fase do Gauchão.

Liderança: encaminhamento de quem não tropeçar
Pontuação: 1) Grêmio, 26; 2) Inter, 25.
O Grêmio pode praticamente definir a liderança a seu favor neste domingo, caso vença o São Paulo-RS e o Internacional tropece em Frederico Westphalen. Vale até empate: o Tricolor iria a 29, contra 26 do Colorado, que terá um jogo a menos, mas perderá no número de vitórias. Se ocorrer o contrário, porém, é a equipe vermelha que ficará virtualmente com a ponta. Caso empate na Arena com a equipe de Rio Grande e o Inter vença o União, o Grêmio será ultrapassado, e com um jogo a menos por fazer. Neste caso, se derrotar o Ypiranga, o Colorado mata a disputa já na quarta-feira.
Palpite: a Dupla vence hoje e leva a disputa até a última rodada.

G-8: talvez mais cinco classificados
Pontuação: 3) Brasil, 22; 4) Cruzeiro, 21; 5) Ypiranga, 20; 6) Lajeadense, 20; 7) Juventude, 19; 8) Passo Fundo, 19; 9) Novo Hamburgo, 18; 10) São José, 17; 11) Aimoré, 15.
Brasil, Cruzeiro, Ypiranga, Lajeadense e o vencedor de Passo Fundo x Juventude podem terminar o domingo de hoje garantidos na segunda fase. No caso dos três primeiros, uma vitória diante de Veranópolis (em casa), Lajeadense (fora) e Novo Hamburgo (em casa), respectivamente, confirma a classificação. O Lajeadense, se ganhar do Cruzeiro, fica muito próximo, mas, para se garantir, precisa secar quem vem abaixo. O mesmo vale para Juventude e Passo Fundo. Novo Hamburgo e São José só garantem vida na última rodada se vencerem. O Aimoré, mesmo com vitória, pode ser eliminado hoje.
Palpite: o Brasil se garante hoje. O resto vai ter de esperar até domingo que vem.

Z-3: rebaixamento pode ser definido hoje
Pontuação: 11) Aimoré, 15; 12) Veranópolis, 14; 13) São Paulo, 13; 14) União, 10; 15) Caxias, 9; 16) Avenida, 9.
Se perder para o Inter em casa, o União estará matematicamente rebaixado. O Avenida pode cair hoje, se perder para o Aimoré ou se não ganhar e o São Paulo pontuar na Arena. O Caxias também pode ser rebaixado, caso o time de Rio Grande derrote o Grêmio em Porto Alegre. O Aimoré pode escapar hoje, caso empate, ou se os rivais debaixo não pontuarem. O mesmo vale para o Veranópolis. O São Paulo, se ganhar do Grêmio, garante a permanência também - se empatar, pode confirmá-la amanhã, em caso de não-vitória do Caxias.
Palpite: União e Avenida caem hoje. A briga de Caxias e São Paulo vai pra última rodada.

A penúltima rodada
União Frederiquense x Internacional
Ypiranga x Novo Hamburgo
Aimoré x Avenida
Grêmio x São Paulo
Passo Fundo x Juventude
Brasil x Veranópolis
Lajeadense x Cruzeiro
Caxias x São José (amanhã)

Em tempo:
- Tensa a situação da Holanda nas eliminatórias da Eurocopa. Empatou em 1 a 1 com a Turquia e viu suas chances de vice-liderança praticamente inviabilizadas (a distância para a Islândia aumentou para cinco pontos). Além disso, terá de jogar em solo turco e, caso perca, será ultrapassada, saindo inclusive da zona da repescagem.

Comentários