A torcida de todos

Se o lema "sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra" quase nunca é usado com a devida correção pelos gaúchos dos dias atuais, o nosso futebol parece perto de dar um grande exemplo, digno do verso do hino do Rio Grande. Na contramão da simplificação adotada por outros estados brasileiros e pela vizinha Argentina, nosso maior clássico está perto de dar um grande exemplo: um setor com torcida mista no Beira-Rio, no Gre-Nal do próximo dia 1º.

Já disse aqui, e repito: não vou aqui elencar a ignorância que é realizar um clássico com torcida única por conta do pretexto de evitar brigas. É exaustivo, chato e batido. A única coisa a se fazer no momento é parabenizar o Internacional por esta iniciativa tão civilizada. A ideia é ótima: cada colorado que quiser entrar neste setor misto deve convidar junto um gremista. E mais: o elogio deve ser em dobro por não exigir uma contrapartida do Grêmio em Gre-Nais na Arena. Em uma época onde clubes disputam a tapa 100 ou 200 ingressos em clássicos, é um exemplo maravilhoso a ser seguido. A grandeza deve ser sempre muito superior às picuinhas. Ela andava esquecida, mas pode estar voltando, para o bem de todos.

A torcida no clássico de daqui a 20 dias, portanto, deve ser dupla: para o teu time no Gre-Nal e para que a iniciativa dê certo, funcione bem, sem transtornos. Será um enorme passo para civilizarmos o nosso futebol. Bem melhor que impedir que rivais entrem na cancha é convidá-los a entrar de um modo pacífico. Eu, que sou um eterno otimista, não esperava que um dia chegássemos a este ponto.

Comentários

Vine disse…
Baaah, roubou minha ideia! Tive ela hoje de manhã.
Enfim, é a primeira vez que realmente faz sentido utilizar essa frase do hino. Estranho a FGF e a BM aceitarem.