Para melar a festa caipira

2014 foi um ano emblemático para o futebol paulista: nenhum dos quatro grandes do estado conquistou nenhum título. Tudo porque o Ituano surpreendeu e levou o Paulistão, título que parece sempre reservado a Corinthians, Palmeiras, São Paulo ou Santos. Isso que nenhum deles disputou a Libertadores.

Desta vez, quem larga em vantagem é o Alviverde. Sem a competição continental, a recuperação da hegemonia paulista é a ordem para inaugurar a Arena Palestra Itália com um título. No ano passado, a equipe chegou perto: ficou em 3º lugar, mas a limitação de qualidade do elenco não permitiu superar o Ituano. Com uma campanha horrível no Brasileirão, onde só escapou da queda na última rodada, o Palmeiras investiu pesado, trazendo vários reforços e tornando seu elenco capaz de competir com Corinthians e São Paulo, que antes estavam um abismo à sua frente. Como ambos disputarão a Libertadores, o melhor time a querer de fato o título regional é o Verdão.

Vice-campeão do ano passado, o Santos vive uma das maiores crises financeiras de sua história recente. Perdeu a base do elenco, que já não havia ido bem no Brasileiro, vive afundado em dívidas e deve usar o Paulistão como um laboratório para tentar não fazer tão feio nos torneios nacionais. Está bem atrás dos outros grandes - a menos que tire um coelho da cartola (também conhecida como categoria de base), como faz de tempos em tempos.

Com o Palmeiras firme e decidido, fica mais complicado para alguém do interior surpreender. Ainda assim, o atual campeão Ituano, a recém-promovida à elite nacional Ponte Preta e o cada vez mais forte Botafogo de Ribeirão Preto despontam como possíveis zebras do estadual 2015. De todo modo, pensar numa segunda festa do interior seguida é contrariar a própria história do Paulistão: isso nunca aconteceu, em 113 edições do maior estadual do futebol brasileiro.

CAMPEONATO PAULISTA 2015
Clubes: 20
Favoritos: Palmeiras, Corinthians e São Paulo
Corre por fora: Santos
Podem chegar: Ponte Preta, Ituano, Mogi Mirim e Botafogo-SP
Podem surpreender: Audax, Bragantino, Penapolense e Portuguesa
Zebras: Capivariano, Linense, Marília, Red Bull Brasil, Rio Claro, São Bento, São Bernardo e XV de Piracicaba
Fórmula: as 20 equipes estão divididas em quatro grupos. No A estão Ituano, Mogi Mirim, Red Bull Brasil, São Bernardo e São Paulo; no B, Audax, Corinthians, Ponte Preta, Rio Claro e São Bento; no C, Botafogo-SP, Linense, Marília, Palmeiras e Portuguesa; no D, Bragantino, Capivariano, Penapolense, Santos e XV de Piracicaba. As equipes enfrentam apenas rivais de outras chaves na 1ª fase. Os dois melhores de cada grupo passam para as quartas de final, que serão em jogo único, na casa de quem teve melhor campanha somada das fases anteriores. Há previsão de prorrogação e pênaltis, em caso de empate. As semifinais também são em jogo único, e a final é em ida e volta. Os quatro times com menor pontuação, independente do grupo em que estiverem, serão rebaixados para a segunda divisão de 2016.
Maiores campeões
Corinthians - 27 títulos
Palmeiras - 22 títulos
São Paulo - 21 títulos
Santos - 20 títulos
Paulistano - 11 títulos
Últimos 10 campeões
2005 - São Paulo
2006 - Santos
2007 - Santos
2008 - Palmeiras
2009 - Corinthians
2010 - Santos
2011 - Santos
2012 - Santos
2013 - Corinthians
2014 - Ituano

Comentários