Muitos problemas, mas nada de exaltações

O resultado importa bem menos que o desempenho em amistosos de início de ano, e aí reside a maior preocupação dos colorados. A derrota por 2 a 1 para o Shakhtar Donetsk não diz exatamente o que foi o jogo, especialmente o primeiro tempo. A equipe gaúcha foi dominada dentro de casa, levou 2 a 0 em 25 minutos e escapou de sofrer uma goleada. Só foi diminuir essa distância técnica no segundo tempo. Descontou o placar mas, mesmo assim, seguiu jogando menos - e escapando de tomar outros gols. Um mau começo.

Mas, ainda assim, só um começo. É cedo para cobrar de Nílton, por exemplo, um posicionamento correto e entrosado com Willians. Neste vácuo, precisamente, é que Alex Teixeira, Fred (o melhor em campo) e Douglas Costa dominaram a meia-cancha. Ainda considero a ideia de ambos com Aránguiz um erro, pois isso obriga Willians a sair mais para o jogo, sua grande deficiência. Por outro lado, é uma forma de deixar o time mais robusto no meio, uma exigência da Libertadores. Trata-se de uma equação que Diego Aguirre precisará solucionar. O início do Gauchão está aí pra isso.

Ainda assim, é cedo para dizer que Nílton está perdido, ou que Léo compromete defensivamente. Falta Réver neste time, falta Vitinho e, principalmente, falta entrosamento, por mais que a base de 2014 tenha sido mantida. Foi só um primeiro jogo. Mas a amostragem, definitivamente, não foi boa, e será preciso melhorar.

Em tempo:
- O Vasco é outro time que começa 2015 precisando melhorar, mas isso todos já esperavam. Levou 2 a 1 do São Paulo, depois de perder também para o rival Flamengo.

- O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 na última rodada da primeira fase do Sul-Americano Sub-20. Disputará o hexagonal decisivo contra Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai, além dos próprios colombianos.

Comentários