Elenco forte de verdade

Nos últimos anos, espalhou-se quase sempre, a cada início de temporada, que o Internacional possuía o melhor elenco do futebol brasileiro. Muitas vezes um pensamento mágico, fruto das grandes conquistas obtidas pelo clube gaúcho entre 2006 e 2010, que há algum tempo não era verdadeiro. Tal falácia só prejudicava o próprio Inter, que por vezes parecia acreditar nisso. Reforçava-se menos do que era necessário, superestimava seu elenco e acabava caindo cedo nas competições que eram seu objetivo maior. No Brasileiro, não fazia sequer cócegas na briga pelo título. Em 2013, chegou à última rodada ainda ameaçado de rebaixamento.

Pois nunca, nos últimos anos, a ideia de que o plantel colorado é um dos melhores do país vai ganhando tanta força quanto neste começo de 2015. O Palmeiras, com o "milagreiro" diretor Alexandre Mattos, é quem mais contratou neste começo de ano, mas, dos times brasileiros que disputam a Libertadores, o Colorado é o que melhor contratou neste pouco movimentado janeiro. Se Nílton e Léo já eram ótimos reforços, a chegada de Réver é a melhor de todas: trata-se de um dos melhores zagueiros brasileiros dos últimos anos, que desembarca para ser o principal nome de um sistema defensivo contestadíssimo em 2014. É a melhor de todas as contratações de Vitório Piffero, que começou atrapalhado, quase sem técnico, mas aos poucos vai dando forma a um grupo de fato forte. Isso sem falar em De Arrascaeta, quase confirmado, e Vitinho, disputado a tapa com o Atlético-MG.

Em 2014, o Inter chegou ao 3º lugar no Brasileirão graças ao bom time titular que tinha do meio para a frente. O técnico Abel Braga não foi o culpado por sua equipe não ter chegado mais longe: fez o que pôde com um sistema defensivo carente até para titularidade e um banco de reservas pouco qualificado, dependente de meninos que nem sempre se mostravam prontos para a responsabilidade. Havia uma distância em termos de elenco para Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo, principalmente (o Corinthians também tinha seus problemas de falta de peças de reposição). Agora, essa distância, se não foi superada, já praticamente não existe.

Todos perdem jogadores, ou ao menos perdem mais do que recebem reforços. A Raposa começa 2015 sem Marcelo Moreno, Nílton, Ricardo Goulart, Egídio e Henrique, e pode ainda perder Lucas Silva e Éverton Ribeiro, isso para ficarmos apenas nos titulares. Somente Joel e Fabiano desembarcaram. O Galo perderá Réver e Diego Tardelli, e tenta ao menos segurar Marcos Rocha, Guilherme e Jemerson. Vitinho é quem pode chegar, enquanto Patric e Giovanni Augusto já foram apresentados. Saldo negativo até agora. O São Paulo, que perdeu semanas tentando em vão contratar Dudu, só trouxe até agora Carlinhos e Bruno, laterais do Fluminense, além de Thiago Mendes e Breno. Pode perder Osvaldo, Pato e Luís Fabiano, e já não tem Kaká. O Corinthians perdeu menos, mas tinha menos a perder: pode se ver sem Jadson, Ralf, Malcom e, tragédia suprema, até Guerrero. Contratou Cristian e Edílson, tenta Edu Dracena. O grande reforço, mesmo, é o técnico Tite. Do Inter, só saíram coadjuvantes. Quem chega é para ser titular, para qualificar posições que não foram bem preenchidas em 2014 (laterais, zaga, contenção no meio). Saldo inegavelmente positivo.

Claro, ainda é cedo para se falar em favoritismo. Há vários fatores que pesam na conta: Diego Aguirre é um técnico estrangeiro, e, como tal, pode demorar a se adaptar. Os demais concorrentes brasileiros, obviamente, podem ainda se reforçar. E mais: há times estrangeiros fortíssimos na parada desta vez. Atlético Nacional, River Plate e San Lorenzo foram grandes equipes continentais em 2014, isso sem falar no Racing, campeão argentino, no Nacional, que ganhou o Campeonato Uruguaio como há muito tempo alguém não ganhava, na tradição do Boca, nos dois fortes times chilenos, no Santa Fé colombiano, no Libertad, no Cerro Porteño, no Emelec... e em alguma zebra - no ano passado elas deram bastante trabalho.

Em tempo:
- No Grêmio, a não-confirmação de Geromel como reforço deixou os tricolores apreensivos. O empresário do zagueiro, porém, garante que são detalhes, e que o jogador permanecerá na Arena em 2015.

- O primeiro Grêmio titular de 2015 vai pintando com Marcelo Grohe; Galhardo (Matías Rodríguez), Werley (Geromel segue lesionado), Rhodolfo e Breno (Marcelo Hermes); Ramiro, Fellipe Bastos, Luan e Douglas; Barcos e Marcelo Moreno.

- Em meio a uma crise financeira terrível, o Santos vê Arouca e, quase certo, Leandro Damião tentando rescindir contrato na justiça. As dividas, porém, ficam - e não são pequenas. A saída de Lucas Lima é quase obrigatória para fazer caixa. Mesmo com Elano e Chiquinho contratados, 2015 promete ser difícil na Vila.

- O Engenhão está a dez dias de ser reinaugurado, após dois anos. O Botafogo receberá, no dia 24, o Shandong Luneng, da China. O primeiro jogo oficial será na estreia do Carioca, contra o Boavista, dia 31.

Comentários