Coxa favorito, mas com cautela

Como em todos os últimos anos, o Coritiba abre a temporada como o grande favorito ao título paranaense. O fato de o rival Atlético-PR utilizar time sub-23 no estadual e a decadência do Paraná nos últimos anos reforçam esta condição. Mas as recentes temporadas vacilantes do Coxa abrem espaço para que algum time do interior surja com força na disputa. Em 2014, por exemplo, Londrina e Maringá surpreenderam e decidiram o título.

O atual campeão Londrina, neste caso, segue sendo o clube de maior investimento dentre aqueles que estão fora da capital do estado. Além dele e do Maringá, o novato FC Cascavel surge como uma força emergente do interior. Nada tem a ver com aquele antigo Cascavel o adversário do Grêmio no amistoso deste domingo. Fundado em 2008 pelo pentacampeão Belletti, subiu da terceira para a segunda divisão em 2013, e da segunda para a primeira no ano passado. Quem estreia na elite com este tipo de credencial costuma fazer bonito.

Quanto ao Atlético-PR, é mais uma temporada em que o clube utilizará o estadual como laboratório para ver que jovens poderá aproveitar no Brasileirão. A estratégia tem cunho claramente político, mas deu certo em 2013, embora no ano passado, com Libertadores desde janeiro, tenha fracassado. O certo é que, mesmo assim, não se pode descuidar do Rubro-Negro, que quase foi campeão deste modo há dois anos e em 2014 chegou no 4º lugar.

CAMPEONATO PARANAENSE 2015
Clubes: 12
Favorito: Coritiba
Correm por fora: Londrina e Atlético-PR
Podem chegar: Maringá e Paraná
Possível surpresa: Cascavel
Figurantes/zebras: Foz do Iguaçu, J. Malucelli, Nacional, Operário, Prudentópolis e Rio Branco
Fórmula: os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os oito primeiros passam para os mata-matas, que afunilam até a decisão. Os quatro últimos disputam o quadrangular da morte, em turno e returno, o qual definirá os dois rebaixados.
Maiores campeões
Coritiba - 37 títulos
Atlético-PR - 22 títulos
Ferroviário - 8 títulos
Paraná - 7 títulos
Britânia - 7 títulos
Últimos campeões
2005 - Atlético-PR
2006 - Paraná
2007 - Paranavaí
2008 - Coritiba
2009 - Atlético-PR
2010 - Coritiba
2011 - Coritiba
2012 - Coritiba
2013 - Coritiba
2014 - Londrina

Comentários