As dúvidas após o 2 a 2

O resultado de um amistoso importa, mesmo, quando é completamente despropositado. No caso do empate do Grêmio com o Novo Hamburgo, o 2 a 2 tem pouco peso. Principalmente porque, com os titulares, o time de Luiz Felipe dominou o jogo, e é isso o que mais importa - desempenho, acima de resultado.

O grande ponto positivo do jogo de ontem em Gramado foi o bom entendimento de Luan com Marcelo Moreno. Um deu o passe para o outro fazer o gol, e a gentileza foi retribuída mais tarde. Pode estar surgindo aí uma boa dupla. O problema é que Barcos, ao menos ontem, ficou sem função em campo. O esquema com dois centroavantes, muito provavelmente, terá de ser revisto - como sempre, aliás. O correto é Luan jogar adiantado, na sua, com um 9 do lado. Aí, entre o argentino e o boliviano, aquele que estiver melhor é o que deve permanecer entre os 11. Luan não é meia. Ele recuado com dois centroavantes à frente é um duplo erro de escalação, que certamente será arquivado em breve por Felipão.

O problema, mais uma vez, é a questão dos volantes. Já sem Matheus Biteco, Edinho e Riveros, e na iminência de perder Fellipe Bastos, o Grêmio se vê sem Ramiro, lesionado por 30 dias. Tem Walace, e quem mais? Balbino é jovem demais, Araújo idem. Talvez Marcelo Oliveira tenha de atuar por ali. Resta saber se seu déficit físico (chegou lesionado à pré-temporada) não vai atrapalhá-lo.

Saco de pancadas
A ideia de que o resultado importa pouco vale também para o Internacional em seu jogo de amanhã, contra o Shakhtar Donetsk. O desempenho, como em todo jogo preparatório, é o que deve contar para análise. Mas uma coisa é inegável: se perder para os ucranianos não será motivo para se questionar o trabalho ainda inicial de Diego Aguirre, poderá ocasionar forte flauta dos adversários. Afinal, nenhum dos times brasileiros que jogaram contra o Shakhtar passou sequer perto de perder para ele.

Se a derrota por 3 a 2 para o Bahia e o empate em 0 a 0 com o Flamengo já não haviam sido grandes resultados, os 4 a 2 sofridos para o Atlético-MG, ontem, beiraram o vexame. Isso que os dois gols de desconto vieram após o Galo tirar o pé. O primeiro tempo, em especial, foi um massacre mineiro.

Em tempo:
- A pré-temporada alongada de 2015 ajuda a civilizar um pouco o calendário de início de ano e permite aos clubes as voltas das lucrativas excursões e amistosos contra equipes de fora. Isso sem falar nos torneios de verão: no triangular de Manaus, o Flamengo abriu vencendo o rival Vasco por 1 a 0. Sexta o jogo é Vasco x São Paulo.

- Aranha, vítima de racismo mais uma vez, agora da torcida do próprio Santos. Triste.

Comentários

Chico disse…
Ué, mas não era só a torcida gremista que era racista?