Ano de melancolia

Depois de um 2014 eufórico por ser o primeiro ano em que Bahia e Vitória jogariam juntos a primeira divisão em 11 temporadas, 2015 começa melancólico na Boa Terra. Com os dois grandes rebaixados para a segunda divisão nacional, o Campeonato Baiano começa já num clima de fim de festa. O estadual deve ser um grande preparativo para a disputa da Série B, principal objetivo dos dois clubes de Salvador na temporada.

O Bahia se reformulou completamente após o rebaixamento. Além do técnico Sérgio Soares, chegaram nada menos que 18 reforços, isso sem falar em 8 atletas subidos das categorias de base. Os mais famosos são o zagueiro Chicão, ex-Flamengo, o centroavante Léo Gamalho, ex-Santa Cruz e o meia Wilson Pittoni, ex-Olimpia. Deixaram o clube nomes como William Barbio, Branquinho, Galhardo, Léo Gago, Marcos Aurélio e Marcelo Lomba.

No caso do Vitória, a mudança não foi menor. Saíram do Barradão jogadores como Dinei, Richarlyson, Adriano e Marcinho. Chegaram ao todo 10 reforços, dentre os quais estão o meia Jorge Wagner, o centroavante Neto Baiano e o zagueiro Saimon. Ricardo Drubscky será o responsável pela casamata rubro-negra em 2015.

Dentre os clubes do interior, vale destacar os dois clubes de Vitória da Conquista, o Jacuipense e o Colo Colo, campeão de 2006, finalmente de volta à elite estadual.

CAMPEONATO BAIANO 2015
Clubes: 12
Favoritos: Bahia e Vitória
Podem chegar: Vitória da Conquista, Jacuipense e Serrano
Pode surpreender: Colo Colo
Figurantes/zebras: Bahia de Feira, Catuense, Feirense, Galícia, Jacobina e Juazeirense
Fórmula: os 12 clubes estão divididos em dois grupos. No A estão Bahia, Bahia de Feira, Colo Colo, Galícia, Juazeirense e Serrano; no B, Catuense, Feirense, Jacobina, Jacuipense, Vitória e Vitória da Conquista. Na primeira fase, as equipes jogam em turno único apenas contra os adversários do outro grupo. Os oito melhores, independente da chave em que estão, passam para as quartas de final, que afunilam em mata-mata até a decisão. Os quatro últimos também farão dois mata-matas - os perdedores destas disputas caem para a segunda divisão de 2016.
Maiores campeões
Bahia - 45 títulos
Vitória - 27 títulos
Ypiranga - 10 títulos
Botafogo-BA - 7 títulos
Galícia - 5 títulos
Últimos campeões
2005 - Vitória
2006 - Colo Colo
2007 - Vitória
2008 - Vitória
2009 - Vitória
2010 - Vitória
2011 - Bahia de Feira
2012 - Bahia
2013 - Vitória
2014 - Bahia

Comentários