Uma pestana antes de jantar

Antes do jogo de hoje, listamos várias dificuldades pelas quais o Grêmio passaria no fim da tarde deste sábado. A elas somou-se mais uma, implacável: o clima de Goiânia. Eram 34ºC na hora do jogo, com perigosos 18% de umidade relativa do ar, que fizeram o goleiro Marcelo Grohe, cansado de uma longa viagem desde o outro lado planeta, quase desmaiar no segundo tempo. Tudo isso colaborou para que víssemos um dos piores jogos do campeonato no Serra Dourada.

O cenário era o quadro da dor: calorão, dois times suando já desde antes do apito inicial e um estádio absolutamente vazio. Tudo colaborou para a monotonia. O Grêmio tentou impor seu ritmo nos minutos iniciais, mas sentiu o peso dos desfalques. A partir dos 30 minutos, o ritmo do Tricolor caiu bruscamente. O Goiás, mais inteiro, passou a explorar contragolpes com perigo. Mas faltava qualidade para fazer o gol.

O segundo tempo foi ainda menos intenso, especialmente por parte do Grêmio. Percebendo isso, o Goiás foi para cima tentando marcar o seu gol, e teve duas chances bem claras, mas ainda assim não se pode dizer que fez por merecer a vantagem, pois em nenhum momento estabeleceu dominação. Luiz Felipe fez substituições de uma peça por outra, apenas para manter o fôlego do time de forma razoável. Não ousou, talvez porque não pudesse.

De toda forma, e apesar de todas as dificuldades acima da média que as circunstâncias impunham, o Grêmio não tem motivo algum para sair feliz do Serra Dourada com o empate. Como bem disse o capitão Geromel após o jogo, o calor e o campo grande demais não podem servir de desculpa para o fato de o Grêmio não ter vencido, ou sequer chegado perto disso. Mais: não servem de desculpa para o fato de a equipe ter tido sua provável pior atuação desde que Felipão chegou. Embora expliquem tudo isso, claro.

Em tempo:
- Todos os resultados do sábado, conforme previsto, foram ruins para o Grêmio (5º, 47). A vitória do São Paulo (2º, 52) sobre o Bahia (17º, 30) foi até pior para o Inter (3º, 50) do que para o Tricolor, mas o 1 a 0 do Atlético-MG (4º, 50) sobre a Chapecoense (13º, 34) complica a entrada no G-4 até se a próxima rodada for perfeita. O 4 a 2 do Fluminense (7º, 45) sobre o Criciúma (18º, 30) tampouco ajudou.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2014 - 29ª rodada
18/outubro/2014
GOIÁS 0 x GRÊMIO 0
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Árbitro: Mariélson Alves da Silva (BA)
Público: 3.044
Renda: R$ 66.585,00
Cartão amarelo: Amaral, Felipe Macedo, Pedrão, Pará e Bressan
GOIÁS: Renan (6), Felipe Macedo (5) (Tiago Real, 33 do 2º - sem nota), Jackson (6), Pedrão (5,5) e Felipe Saturnino (4,5); Amaral (5,5), David (5) e Thiago Mendes (6); Esquerdinha (5,5), Samuel (5) (Welinton Júnior, 38 do 2º - sem nota) e Ramon (5) (Bruno Mineiro, 46 do 2º - sem nota). Técnico: Ricardo Drubscky
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6,5) (Tiago, 39 do 2º - sem nota), Pará (5,5), Geromel (6), Bressan (5) e Zé Roberto (5); Walace (5,5), Fellipe Bastos (5) (Riveros, 44 do 2º - sem nota), Ramiro (4,5) (Matheus Biteco, 21 do 2º - 5,5), Luan (4,5) e Fernandinho (4,5); Lucas Coelho (5). Técnico: Luiz Felipe

Comentários