Um abismo

O grande objetivo do Botafogo é escapar do rebaixamento. A Copa do Brasil era acessório, e se revelou um estorvo. Praticamente eliminado pelo Santos já no jogo de ida, o alvinegro teve de ir ao Pacaembu disputar a volta absolutamente enfraquecido. Ao elenco demitido pela diretoria de forma ainda mal explicada, somaram-se ausências como André Bahia, Júnior César, Gabriel e a mais polêmica, de Jefferson, que alegou dores - mais provavelmente uma contratura no bolso, e está em seu direito de não se sacrificar se não quiser, já que não recebe salários. Em coletiva na quarta-feira, Edílson revelou que os atrasos chegam a sete meses - isso que foi ele dispensado há 15 dias.

O resultado não poderia ser outro. Depois do heroísmo de bater o Corinthians na Arena da Amazônia, o ainda mais fragilizado e naturalmente desmobilizado Botafogo já levava 2 a 0 do Santos em 10 minutos de jogo. Acabou tomando 5 a 0, a maior goleada da história do confronto, junto com outra de 1963, quando o Peixe dispunha de Pelé e uma equipe histórica, que rumava ao bicampeonato mundial. Hoje, o time de Enderson Moreira ocupa posição mediana no Brasileirão, jogou sem seu principal jogador (Robinho). Em vez de campeão do mundo, é uma equipe que acabou batida pelo Ituano na final do Paulistão. Tempos bem diferentes.

A entrevista do experiente Rodrigo Souto, visivelmente abatido, de olhos marejados na saída de campo, é o retrato do momento difícil que vive o clube. E, apesar de todas as humilhações, o Botafogo foi respeitado pelo Santos, que em nenhum momento tirou o pé em meio aos gritos de "olé" que sua torcida insistia em gritar. O Peixe vai para a semifinal encarar o Cruzeiro, e a Copa do Brasil deve mesmo ser sua prioridade, já que no Brasileiro as chances de G-4 são pequenas. Os cariocas nem mesmo terão tempo de respirar. Domingo terão de reunir forças para vencer o Sport em Volta Redonda e tentar escapar do Z-4. Não será nada fácil - e olha que o Sport perdeu os últimos oito jogos que disputou longe de Recife.

Restou o São Paulo
Ontem, mais um brasileiro acabou eliminado da Copa Sul-Americana. O Vitória acabou dominado em casa pelo bom time do Atlético Nacional e perdeu por 1 a 0, após o empate em 2 a 2 em Medellín. No entanto, a desclassificação fica marcada por um erro terrível da arbitragem, que anulou um gol de Dinei de forma absolutamente equivocada, aos 40 do segundo tempo. De times brasileiro, resta apenas o São Paulo, que enfrentará o Emelec nas quartas de final.

Em tempo:
- O River conseguiu, ao contrário do rival Boca, uma grande vitória na abertura das oitavas. Meteu 3 a 1 no Libertad com autoridade em Assunção e está a um passo das quartas. Passando, pegará Estudiantes ou Peñarol, naquele que deve ser o melhor duelo da próxima fase, seja contra quem for.

Comentários