Tarde de emoção

Nenhuma palavra define melhor o jogo que viveu o Beira-Rio hoje à tarde do que "emocionante". O confronto entre Internacional e Fluminense foi bom, agradável, bem jogado e cheio de emoções, especialmente nos minutos finais do segundo tempo. O empate de Fred, aos 40, seguido da bucha de Valdívia, aos 42, fez o estádio murchar para a seguir explodir de alegria. O herói da tarde chorou ao comemorar o gol da vitória, o experiente Alex caiu no choro no banco de reservas. Rescaldos muito mais da tragédia de quinta-feira do que propriamente pela vitória sobre o Flu, por mais que ela tenha sido importantíssima para as pretensões coloradas.

O Inter, por sinal, mereceu a vitória. Entrou cheio de peças novas e com uma disposição fora do comum para tentar se redimir do que ocorreu em Chapecó. A torcida entendeu o momento da melhor forma possível, e em vez de se enervar a cada erro apoiava a equipe. Claro, a atuação colaborou. O Colorado até teve menos posse de bola no primeiro tempo, mas foi muito mais incisivo que o Fluminense. Com D'Alessandro inspirado e Alex comandando o time animicamente, o resultado positivo deveria ter vindo já antes do intervalo. Faltava um centroavante mais qualificado que Wellington Paulista e um meia em melhor jornada do que Alan Patrick.

A primeira parte veio do vestiário, direto do intervalo: Nilmar. Seu reencontro com a torcida colorada no Beira-Rio após cinco anos criou um clima positivo para o segundo tempo. O time gaúcho entendeu que a hora era de pressionar e criou uma chance atrás da outra. Aos sete, chegou ao gol, de uma forma que tentara várias vezes no primeiro tempo: D'Alessandro lançando Alex na cara do gol, Alex encobrindo Diego Cavalieri com categoria. Aos 10, houve mais uma tentativa, mas Nilmar e Alex se enrolaram, tanta vontade tinham de finalizar. Quem o fez foi Alan Patrick, mas Cavalieri pegou com o pé.

Cristóvão então mexeu no Flu, retirando o apagado Cícero para colocar Rafael Sobis. Nada mudou, pois o ex-colorado entrou igualmente discreto. Quem mudou foi o Inter, que naturalmente diminuiu o ritmo. Seguia controlando bem o time carioca, mas faltava mais velocidade no contra-ataque, o que foi solucionado com a entrada de Valdívia aos 25. O Fluminense teve duas chances no mesmo lance aos 34, mas Alisson salvou em ambas. Era pouco, porém, para buscar o empate.

Mas, mesmo sem fazer por merecer a igualdade, o time carioca chegou lá na base da qualidade de Conca e Fred. O argentino cruzou e o matador cumprimentou de cabeça. Era cruel demais, pela partida dedicada e superior que havia feito o Colorado durante todos os 85 minutos até então. Até que D'Alessandro novamente deixou um companheiro na cara do gol, desta vez Valdívia, que fuzilou. O 2 a 1 foi a senha para um mar de lágrimas, mas todas de alegria - primeiro do próprio Valdívia, depois do veterano Alex. A comemoração exacerbada de Abel, dos jogadores e destes com a torcida mostra o quanto este elenco se sentia mal desde quinta, e finalmente conseguia extravasar hoje.

A vitória foi importantíssima até mais pela recuperação anímica do grupo vermelho do que propriamente pela tabela. O Inter volta a ficar seis pontos atrás do Cruzeiro, reacende a eterna esperança de chegar na liderança, mas ainda está mais perto de sair do G-4 do que de ser o campeão brasileiro, tanto na prática como pela pontuação atual. Se a vitória foi uma espécie de renascimento do time na competição, não pode empolgar tanto, a ponto de cair no outro extremo. É preciso equilíbrio.

Quanto ao Fluminense, já são sete partidas sem vitória, e Cristóvão pode deixar o cargo nesta semana. A sequência negativa deve ser o que tirará a equipe carioca da próxima Libertadores. São resultados ruins em demasia para quem sonha com algo grande no Brasileiro.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2014 - 28ª rodada
12/outubro/2014
INTERNACIONAL 2 x FLUMINENSE 1
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 28.391
Renda: R$ 887.105,00
Gols: Alex 7, Fred 40 e Valdívia 42 do 2º
Cartão amarelo: Wellington Paulista, Willians, Nilmar, Jean, Marlon e Edson
INTERNACIONAL: Alisson (7), Diogo (5,5), Paulão (6,5), Ernando (5,5) e Fabrício (6); Willians (5,5), Bertotto (5,5), D'Alessandro (7,5), Alex (7,5) (Ygor, 43 do 2º - sem nota) e Alan Patrick (5) (Valdívia, 25 do 2º - 6,5); Wellington Paulista (5,5) (Nilmar, intervalo - 6). Técnico: Abel Braga
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (7), Bruno (5,5) (Edson, 22 do 2º - 5), Marlon (6,5), Elivélton (5,5) e Chiquinho (5); Diguinho (5) (Rafinha, intervalo - 5,5), Jean (5,5), Cícero (4,5) (Rafael Sobis, 12 do 2º - 5), Conca (6) e Wagner (5,5); Fred (6). Técnico: Cristóvão Borges

Comentários