Noite de mata-mata

A noite desta quarta-feira será de muito mata-mata. Somando Copa do Brasil e Sul-Americana, serão seis confrontos envolvendo nove times brasileiros. Das 20 equipes que estão na primeira divisão, justamente a metade terá compromissos decisivos entre hoje e amanhã. Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG, Corinthians, Santos, Goiás, Flamengo, Vitória, Bahia e Botafogo entram em campo. Internacional, Grêmio, Fluminense, Sport, Palmeiras, Chapecoense, Atlético-PR, Figueirense, Criciúma e Coritiba descansam, o que é bom para estes dez times, que contam com uma rara semana cheia para treinos.

Alguns têm tarefas mais amenas. Ao Flamengo, por exemplo, resta não dar o fiasco do rival Fluminense e segurar um empatezinho em casa contra o fraco América-RN para chegar às semifinais da Copa do Brasil. Amanhã, o Santos pode até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 em casa para o Botafogo que também se classifica. Mas, de resto, a briga será feia.

O Cruzeiro deve passar pelo ABC, mas a vantagem é relativamente pequena (1 a 0), sinal de que haverá disputa. E o pior: o time mineiro tem um jogo importante contra o Vitória, domingo, em Salvador, e antes dele fará uma viagem longa e cansativa até Natal. Alguns poucos jogadores serão poupados, mas a equipe na Arena das Dunas será basicamente a titular. Menos mal que o próprio adversário do final de semana também tem compromisso: amanhã, jogará contra o Atlético Nacional, mas em casa, após ter empatado em Medellín por 2 a 2, pela Sul-Americana.

Quem também terá viagem longa é o Bahia: cruzará a América do Sul de leste a oeste, chegando a Trujillo, onde enfrenta hoje o Universidad César Vallejo, lutando para segurar os 2 a 0 conquistados na Fonte Nova. O São Paulo vai um pouco menos longe: joga no centro-sul do Chile, em Talcahuano, diante do Huachipato. Ainda assim, a viagem é exaustiva, pois, a exemplo de Salvador-Trujillo, não há voos diretos. A vantagem, ainda por cima, é menor, só de 1 a 0. E o Huachipato é superior ao adversário do Bahia. Noite complicada.

Em termos de resultado, a situação mais complicada, curiosamente, é para um time que joga em casa: o Goiás, que perdeu em Guayaquil por 1 a 0 para o Emelec e terá de reverter a desvantagem hoje no Serra Dourada. O adversário não vem tão bem no seu campeonato nacional, mas tem experiência internacional e não tomou gols em casa. Dos quatro brasileiros, os esmeraldinos são os que estão em pior situação.

Mas o grande jogo da noite e deste meio de semana, sem dúvida, ocorre hoje às 22:00, no Mineirão. Atlético-MG e Corinthians é o encontro de dois dos melhores times do país, que brigam por Libertadores via Brasileirão. A vantagem do Timão é ótima, 2 a 0. E o suspense pelas participações de Gil, Diego Tardelli e Guerrero permanecerá até horas antes da partida. Se eles não jogarem, o Galo perde mais. Tardelli e Guerrero têm importâncias equivalentes para as suas equipes, mas quem precisa de gols para reverter o placar de Itaquera são os mineiros. De qualquer forma, a equipe de Levir Culpi conseguiu ganhar do São Paulo, domingo, sem o 9 da seleção brasileira.

O Corinthians é o favorito pela vantagem da ida, mas a batalha será grande. E imperdível.

Em tempo:
- Dois dos melhores confrontos das oitavas da Sul-Americana tiveram início ontem com vitórias dos mandantes. Em La Plata, o Estudiantes fez 2 a 1 no Peñarol. Em Assunção, o líder paraguaio Cerro Porteño bateu o vice-líder argentino Lanús por 2 a 1. Tudo indefinido para a volta, que será na terça e quarta-feira que vem. Entre hoje e amanhã, haverá mais dois confrontos entre Argentina e Paraguai: Boca x Capiatá e Libertad x River.

Comentários