Uma solução cheia de dúvidas

Nilmar, em seu auge, resolveria os problemas de ataque do Internacional. Para começar, é muito mais jogador que Rafael Moura e Wellington Paulista. Além disso, dá mais opções aos meias. É um atacante que sabe tabelar, tem mais velocidade, qualidade técnica e um ótimo poder de conclusão. Os atuais são centroavantes mais fincados, não têm a mesma inteligência para buscar jogo, são basicamente finalizadores, e tendem a sucumbir no esquema 4-2-3-1, a formação ad eternum do Inter. E finalizam com menos competência do que Nilmar. Mas há ressalvas.

A primeira questão é saber para quando é esta contratação. Porque Nilmar chega agora, mas o seu rendimento dificilmente será o que todos nós conhecemos, pelo menos inicialmente, principalmente pelo fato de ele estar há anos jogando num futebol pouco competitivo. Alex voltou do Oriente Médio no ano passado e só passou a render este ano, por exemplo. Com vários outros jogadores as coisas ocorreram exatamente desta forma. Isso que Alex não é um jogador que dependa tanto do aspecto físico quando Nilmar, um atacante cuja velocidade é essencial para o seu bom desempenho.

Outra dúvida que fica é quanto às suas características de jogo. A juventude de Nilmar sempre o tornou uma peça de característica rápida na definição das jogadas. Não se trata de um velocista nato, como era Luís Mário, ou como é Dudu no Grêmio, mas a rapidez sempre foi sua grande aliada em um mano-a-mano contra os zagueiros adversários. Aos 30 anos, será que ele ainda é dotado da mesma rapidez? Será que mudou um pouco essa característica devido ao peso dos anos, mesmo ainda não sendo exatamente um veterano? O futebol do Catar é quase que secreto para cá, e fica difícil ter uma noção de como ele anda atuando sem vê-lo jogar com frequência.

Qualidade técnica ele tem para mudar o estilo de jogo e ainda ser um grande jogador. Mas são muitas incógnitas que se colocam sobre esta contratação. Acredito que seja uma aposta principalmente para 2015, quando ele realizará pré-temporada e ficará num mesmo nível físico que o resto do grupo. Agora, depois de tanto tempo atuando nas Arábias e sem qualquer ritmo de jogo, é improvável que dê uma resposta à altura do que se espera. É mais uma das tantas recontratações que faz o Colorado, é mais um trintão que chega neste elenco já tão experiente, é mais um jogador contratado para a temporada seguinte, como Forlán e Alex foram. Mas é um atleta de qualidade inegável, e muito superior neste aspecto aos que existem hoje no elenco rubro.

Estudiantes nas oitavas
O Estudiantes confirmou a superioridade recente em clássicos contra o Gimnasia e eliminou o rival da Copa Sul-Americana no Ciudad de la Plata. A vitória por 1 a 0, merecida, por sinal, leva a equipe vice-campeã do torneio de 2008 às oitavas de final. O adversário sairá do equilibrado confronto entre Peñarol e Deportivo Cali - o jogo de ida foi ontem, em Montevidéu, e acabou empatado em 2 a 2.

Catarinenses disparam
Rodada excelente para os catarinenses na Série B. O Avaí sofreu, mas derrotou o Sampaio Corrêa por 3 a 2 em Floripa e subiu a 44 pontos, um a mais que o Joinville, que obteve uma grande vitória sobre o ascendente Náutico na Arena Pernambuco (2 a 1). Tudo aliado a empates de Ceará (5º, 39) e Vasco (4º, 40) com Paraná e Oeste, respectivamente. Quem entrou no G-4 foi a Ponte Preta, que fez 2 a 0 no ABC em Natal e subiu a 40 pontos - não alcança nenhum dos catarinenses na próxima rodada. O América Mineiro, ainda abalado pela perda de 21 pontos, levou 2 a 0 do fraco Bragantino em casa. É o lanterna, com apenas 12 pontinhos, 13 atrás do 16º colocado, o América de Natal.

Russos e franceses à frente
Zenit e Monaco sairam na frente no grupo mais equilibrado da fase inicial da Liga dos Campeões da Europa. Os russos obtiveram uma grande vitória por 2 a 0 sobre o Benfica, em Lisboa, enquanto os franceses fizeram 1 a 0 em casa no Bayer Leverkusen. Outro destaque foi a boa vitória do Borussia Dortmund, 2 a 0 no Arsenal. O destaque de hoje é Bayern München x Manchester City, na Allianz Arena, às 15h45.

Carta na Mesa 301
A edição de segunda-feira, enfim, está disponível para download. A partir de hoje, colocaremos à disposição o programa apenas no Mega, que é de acesso universal e não exige que o usuário faça conta, como no 4shared. Lembramos que o Carta na Mesa ocorre em todas as segundas e quintas, na Rádio Estação Web, a partir das 10h, ao vivo. Reprise sempre às 13h do mesmo dia.

Comentários