Um jogão e as cinco buscas por milagres

A rodada inicial das oitavas de final da Copa do Brasil esvaziou a de volta. Afinal, as vantagens obtidas por Ceará, América-RN, Coritiba e Cruzeiro sobre Botafogo, Atlético-PR, Flamengo e Santa Rita torna a tarefa destes últimos quatro praticamente impossível de serem executadas. Ainda assim, a quarta-feira pode reservar emoções fortes. Afinal, não há quem não tenha visto de tudo quando o assunto é mata-mata.

Vamos desconsiderar a ideia de que o Santa Rita fará 6 a 0 no Cruzeiro - seria a maior zebra da história do futebol brasileiro. As demais buscas por milagres são isso mesmo: buscas por milagres, mas eles acontecem. O Atlético-PR, por exemplo, certamente partirá com tudo para cima do surpreendente América-RN, no reencontro com sua torcida na Arena da Baixada, depois de tanto tempo. Pode devolver o 3 a 0 e levar aos pênaltis, por exemplo. Terá de manter sua forma prolífica em termos ofensivos, mas estancar os gols sofridos, que têm sido o grande problema.

O mesmo pode fazer o Botafogo diante do Ceará. O alvinegro carioca não está proibido de fazer 2 a 0 no Castelão, embora isso seja bem improvável. Ainda menos provável é o Flamengo aplicar 4 a 0 no Coritiba no Maracanã, em que pese sua fase seja bem melhor que a do Coxa. O jogo que tem tudo para ser realmente interessante é o de Itaquera, entre Corinthians e Bragantino, após o Timão ter perdido o jogo de ida por 1 a 0. Terá de superar seus problemas ofensivos, o time de Mano Menezes. É muito superior em termos técnicos, mas as falhas de ataque podem comprometer uma classificação antes dada como certa.

Mas até aí são quatro buscas por milagre. Onde está a quinta, citada no título? Virá fora de campo, às 14h, no STJD, onde o Grêmio terá de se desdobrar para não ser excluído da Copa do Brasil por conta das ofensas racistas de alguns de seus torcedores contra o goleiro Aranha. Caso se confirme, será a maior vergonha da história gremista. Expulsão de torneio por racismo é vexatório demais, bem mais que rebaixamento por ruindade. Mas, caso se safe, o Tricolor ainda teria que dissolver os 2 a 0 de vantagem que tem o Santos, na acanhada Vila Belmiro, para seguir vivo no torneio. Bota milagre nisso.

Comentários