Restam quatro estados

Potiguares, cariocas, mineiros e paulistas compõem os sobreviventes da Copa do Brasil. Cada um dos quatro estados enviará dois representantes às quartas de final. A confirmação veio agora há pouco, com um passeio do Atlético-MG diante do Palmeiras, em Belo Horizonte. Uma partida definida em menos de 20 minutos, e cujo placar de 2 a 0 saiu barato para a equipe alviverde no Independência.

O Galo lembrou os bons tempos de 2013. Mesmo tendo apenas quatro titulares da equipe campeã da América em campo hoje, parecia aquele mesmo time treinado por Cuca. Extremamente intenso, envolveu o Palmeiras com imensa facilidade o tempo todo. Luan e Carlos foram tão vibrantes pelos dois lados que a equipe praticamente prescindiu de Jô, que mal pegou na bola. De fato, ele nem fez falta: os dois pontas passavam como queriam pela marcação e, sempre bem abastecidos com a qualidade de Dátolo, criaram perigo o tempo todo contra a meta de Fábio.

O goleiro palmeirense, aliás, é o retrato de seu time: fraco e inseguro. Dorival Júnior assistiu ao jogo das tribunas do Independência e certamente viu surgirem várias rugas de preocupação. Incapaz de acompanhar o ritmo do Atlético, o Verdão foi completamente encurralado em quase todo o primeiro tempo. A falta de qualidade na saída de bola era agravada pela apatia de Bruno César e Allione, que raramente voltavam para buscar e distribuir o jogo. Lento, o Palmeiras foi presa fácil a noite toda para os botes de Rafael Carioca e Leandro Donizete, bem como as roubadas adiantadas dos meias e atacantes do Galo (à exceção de Jô, inexistente).

E não foi só o fato de o Atlético ter envolvido o Palmeiras. O time paulista teve a bola no pé no segundo tempo, mas não criou quase nada. Dispôs de 45 minutos para tentar ao menos um empate, mas só chegou duas vezes, sempre em cruzamentos para Henrique, que desta vez não esteve inspirado. Em resumo: o Palmeiras só jogou quando o Atlético quis, e ele só quis quando a coruja estava pelada. Teve problemas defensivos e ofensivos, de mecânica de jogo e anímicos, como deixa claro a expulsão de Tobio. A equipe mineira dominou por inteiro os dois jogos do mata-mata (no Pacaembu o 1 a 0 também saiu barato), mereceu a classificação e está pronta para fazer dois jogaços com o Corinthians, nos dias 1 e 15 do próximo mês.

As quartas de final
Cruzeiro x ABC
Santos x Botafogo
Flamengo x América-RN
Atlético-MG x Corinthians

Ficha técnica
Copa do Brasil - Oitavas de final - Jogo de volta
ATLÉTICO-MG (2): Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho (Emerson Conceição); Rafael Carioca, Leandro Donizete e Dátolo (Claudinei); Luan (Dodô), Jô e Carlos. Técnico: Levir Culpi
PALMEIRAS (0): Fábio; Weldinho, Lúcio (Wellington), Tobio e Juninho; Renato, Marcelo Oliveira, Bruno César (Cristaldo) e Allione (Mazinho); Diogo e Henrique. Técnico: Alberto Valentim
Local: Independência, Belo Horizonte (MG); Data: quinta-feira, 04/09/2014; Horário: 20h; Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (SC); Público: não divulgado; Renda: não divulgada; Gols: Jemerson 12 e Luan 16 do 1º; Cartão amarelo: Luan, Leonardo Silva, Dátolo, Lúcio, Diogo e Henrique; Expulsão: Tobio; Nota do jogo: 7; Melhor em campo: Luan

Números do jogo
Finalizações: Atlético-MG 10 x 4 Palmeiras
Chances de gol: Atlético-MG 5 x 4 Palmeiras
Passes errados: Atlético-MG 42 x 28 Palmeiras
Desarmes: Atlético-MG 23 x 32 Palmeiras
Faltas cometidas: Atlético-MG 11 x 14 Palmeiras
Impedimentos: Atlético-MG 3 x 3 Palmeiras
Escanteios: Atlético-MG 5 x 2 Palmeiras
Posse de bola: Atlético-MG 51% x 49% Palmeiras
Análise: a grande diferença no número de finalizações deixa claro o domínio do Galo. O time mineiro resolveu o jogo cedo e, mesmo tendo 73 minutos para tentar reverter a situação, o Alviverde chutou menos do que a metade de vezes do rival. Resultado mais que justo.

Comentários