O equilíbrio é o destaque

Na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o destaque vai para o Grupo C. Monaco, Bayer Leverkusen, Zenit e Benfica formam um quarteto que provavelmente não emplacará sequer um semifinalista da competição. Porém, é sem dúvida a chave mais equilibrada de todas. Em uma primeira etapa normalmente enfadonha, cheia de grupos com favoritos destacados diante de equipes fracas, é um dos poucos temperos que realmente pode trazer alguma atração antes dos mata-matas.

A outra atração da etapa de grupos do maior torneio europeu são os confrontos justamente entre os favoritos, que funcionam quase que como prévias dos mata-matas. No caso de hoje, a partida que simboliza isto é Borussia x Arsenal, no Signal-Iduna Park, em Dortmund. Amanhã, o jogo que mais chamará a atenção certamente é Bayern München x Manchester City - neste grupo, aliás, deverá estar outra boa disputa por vaga, já que a Roma tem bola para complicar os favoritos alemães e ingleses e brigar por uma classificação às oitavas.

De resto, há chaves onde as disputas tendem a ser relativamente previsíveis. No Grupo A, Atlético Madrid e Juventus são os favoritos, o Olympiakos pode engrossar, mas corre por fora, e o Malmö é o azarão; no B, Real Madrid e Liverpool devem passar com tranquilidade por Basel e Ludogorets; no D, Borussia e Arsenal têm o favoritismo, mas precisam de cuidado com o Galatasaray, enquanto o Anderlecht é a zebra; no F, Barcelona e PSG devem passar contra Ajax e APOEL; no G, o Chelsea é o favorito, Sporting e Schalke brigarão pela vice-liderança e o Maribor é o mais fraco; e no H dever haver disputa equilibrada entre Athletic Bilbao, Porto e Shakhtar, com o BATE Borisov correndo por fora.

Tudo começa hoje, às 15:45.

Comentários