A turma dos quarentões

O Fluminense é mais um time que chega para o grupo de quem tem 40 pontos no Campeonato Brasileiro. Nada menos que quatro equipes das 20 do certame tem esta pontuação. Antes da rodada da última quarta, era o Corinthians o dono da 4ª colocação; no final da quarta-feira, o Grêmio; no final da quinta-feira, o Atlético Mineiro; e, neste exato momento, o Flu. Quem estará no G-4 daqui a algumas horas?

A briga é realmente intensa, e está ganhando mais um participante: o São Paulo, tido como certo na Libertadores 2015 há poucas semanas, e apontado (com razão) como o maior perseguidor do líder Cruzeiro após vencê-lo com autoridade. Depois daqueles 2 a 0, a equipe do Morumbi acumula fracassos: levou 3 a 1 do Coritiba, perdeu um clássico para o Corinthians e, nesta semana, fez apenas um ponto em casa em dois jogos contra a Dupla Fla-Flu. Estacionado nos 43 pontos, o time de Muricy poderá, no próximo sábado, cair para o 7º lugar. A hipótese não é tão irreal: Grêmio, Corinthians e Galo ainda jogarão hoje. E o próximo compromisso é justamente contra o Tricolor Gaúcho, em Porto Alegre.

O jogo de ontem era vital para o São Paulo. Jogando no Morumbi, vencer o Fluminense era a obrigação para livrar uma distância de nove pontos até os cariocas, ultrapassar momentaneamente o Internacional e tirar dois pontinhos na caça ao Cruzeiro. Depois de um primeiro tempo sonolento, o Flu decidiu arriscar no segundo. Viu que o bicho não era tão feio, se impôs e construiu um 3 a 1 merecido, com naturalidade. Vitória de quem está voltando para a briga da Libertadores, uma briga quente, cheia de disputantes e que por certo irá até o fim deste Brasileirão.

Respondendo a pergunta do final do primeiro parágrafo, a tendência é que ao final do domingo o Galo esteja na 4ª posição. Receberá o Vitória no Independência, deve vencê-lo e ir aos mesmos 43 do São Paulo. Grêmio e Corinthians têm compromissos fora de casa, ambos vencíveis, mas mais complicados que o do time de Levir Culpi. Nada que defina coisa alguma: na próxima sequência de dois jogos, os gaúchos jogam duas vezes na Arena, os mineiros saem duas vezes de Belo Horizonte e o Timão jogará uma em casa e outra contra o Cruzeiro, fora. Quem aproveitar melhor suas sequências é quem vai assumir lugar no G-4. Vai ser assim até o final: cabeça a cabeça, com constantes trocas de posição.

A última chance de encostar
O Internacional vem numa sequência de 10 pontos conquistados de 12 disputados, mas precisa seguir no embalo se quiser ainda sonhar com título. Dado o empate do Cruzeiro com o Sport ontem em Recife, uma vitória sobre o Coritiba no Beira-Rio faria a distância cair para seis pontos. Aí, somente uma vitória no Mineirão, que diminuiria para três pontinhos a diferença, recolocaria o time gaúcho na briga.

Nunca é demais lembrar que a chance de chegar é agora, com vários jogos em casa, muitos deles fáceis, e um confronto direto contra o principal inimigo. O Inter ainda não enfrentou vários dos rivais de G-4 neste returno. Hoje também será possível aumentar para sete pontos a distância até o 5º lugar, uma margem segura para confirmar vaga na Libertadores. Se a tabela é favorável, é obrigação aproveitá-la.

Para cumprir o planejamento
Vencer também é a obrigação do Grêmio, mesmo que o jogo com o Botafogo seja no Maracanã. Invicto há dois anos e meio contra o cariocas, o Tricolor volta ao Rio de Janeiro quatro dias depois de um empate útil contra o Fluminense. Para cumprir o planejado e obter quatro pontos nos dois jogos na Cidade Maravilhosa, a vitória hoje é o objetivo.

Como o Botafogo é um time desesperado, talvez tome a iniciativa. O Grêmio é que tem tomado o controle das ações, mesmo longe da Arena, mas pode ser uma estratégia interessante dar a bola ao adversário, para que ele erre em sua ânsia de obter resultado e abra espaços no contragolpe. Desperdiçar oportunidades não será mais permitido. Hoje é dia de colocar essa bola nas redes e ir para a sequência de duas partidas em Porto Alegre embalado e pronto para fincar de vez um pé no G-4.

O primeiro fora
O Juventude está praticamente eliminado da Série C. Levou 2 a 0 do Madureira, estacionou nos 22 pontos e pode ficar matematicamente fora dependendo dos resultados de hoje. Amanhã é a vez do Caxias. Vencer o Guarani no Centenário é questão de sobrevivência. Pela D, hoje é dia de o Brasil voltar do Mato Grosso com um bom resultado diante do Operário para confirmar a vaga no jogo de volta, em Pelotas.

Comentários

Chico disse…
Hoje não podemos perder as oportunidades de gol como foi contra o fluminense.