Dureza fora de hora

Os critérios utilizados pela CBF para o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil são mal divulgados. Vários sites apresentaram a impossibilidade de Grêmio e Corinthians pegarem Santos e Palmeiras logo nas oitavas. No fim das contas, podiam. E é claro que o Tricolor Gaúcho foi "brindado" com o Peixe. Faz parte de sua recente tradição de dar azar em todos os sorteios de que participa.

Enfrentar o Santos de cara é a pior notícia possível para o Grêmio. Além de ser o mais difícil de todos os oito rivais que estavam do outro lado da chave, é seguramente um dos que mais quer esse título da Copa do Brasil. Como Grêmio, Atlético-MG e Atlético-PR, o Peixe tem poucas chances de título brasileiro. O que resta é o torneio de mata-mata. Potencial para crescer a equipe tem, bem como gremistas e atleticanos, de Minas especialmente.

Outro grande problema é a proximidade dos confrontos. O jogo de ida será em nove dias, 27 de agosto, na Arena. Se enfrentasse um rival mais fraco, como América-RN, Bragantino ou Santa Rita, não precisaria estar em ponto de bala, pronto como equipe, para se classificar. Agora, a coisa muda de figura. A partida contra o Criciúma deu pistas de que esquema Felipão deverá seguir, mas o Grêmio enfrentará, antes do Peixe, Cruzeiro e Corinthians. Muita dureza e possibilidade de maus resultados que podem dificultar bastante quem procura se acertar.

A sorte é que o Santos vem ainda pior do que o Tricolor. Com 20 pontos em 15 jogos, faz campanha ruim no Brasileirão. Tem um ataque em tese poderosíssimo, mas que ainda busca um melhor encaixe. Enfrentar o Grêmio é ruim para o Peixe também. Um confronto que nenhum dos dois lados queria que ocorresse tão cedo, mas que se repetirá, teimosamente, pela quarta vez em sete anos em mata-matas. O ideal para ambos seria pegar um duelo mais ameno agora, para dar tempo de encaixar. As bolinhas não deram esta chance a nenhum dos dois lados.

O perigo está nas quartas
Se seguir seu retrospecto recente, o Grêmio eliminará o Santos. Em todos os sorteios em que se deu mal, o Tricolor soube superar o adversário. Foi assim contra a LDU, na pré-Libertadores de 2013; contra o próprio Santos e o Corinthians, chave difícil da Copa do Brasil do ano passado; e, na mais célebre de todas, o grupo da morte da Libertadores 2014, com Nacional-URU, Newell's e Atlético Nacional, que não fez cócegas no Tricolor.

Agora, a tentação é sair dizendo que, passado o Santos, as dificuldades diminuirão nas quartas. Afinal, o rival sairá de Botafogo x Ceará. Não apenas não será páreo corrido como pegar equipes tecnicamente inferiores ou que chegam sem o favoritismo é que tem sido a verdadeira pedra no sapato gremista de uns anos para cá. Ou alguém esqueceu de Palmeiras, Millonarios, Santa Fé, Caracas, Huachipato, Atlético-PR e San Lorenzo?

OS CONFRONTOS (time à esquerda decide em casa)
Santos x Grêmio: difícil apontar favoritismo. Duas equipes que jogarão suas últimas fichas de título nesta Copa do Brasil, mas que ainda não estão prontas, apesar do potencial que possuem. Confronto muito equilibrado, que tende a ser decidido no detalhe.

Ceará x Botafogo: outro duelo equilibrado. O Botafogo ganhou moral após ganhar do Fluminense, e ensaia uma recuperação. O Ceará pode ser tecnicamente menos time, mas tem mais confiança e é mais entrosado. Quem passar tende a ser a franco-atirador nas quartas, contra Santos ou Grêmio.

ABC x Vasco: a tabela da Série B diz tudo. O Vasco é vice-líder, o ABC é o 13º colocado. Mesmo decidindo fora, favoritismo cruz-maltino. A dureza virá nas quartas, com a provável classificação do Cruzeiro.

Santa Rita x Cruzeiro: favoritismo cruzeirense absolutamente destacado, a menos que o time largue de mão a Copa do Brasil. O caminho nas quartas é igualmente dócil: mesmo que o Vasco seja um gigante, está na Série B.

Flamengo x Coritiba: duelo equilibrado entre dois times da ponta de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. O melhor momento do Fla o deixa um passinho à frente do Coxa, que pode enfrentar o rival Atlético-PR nas quartas. Atle-Tiba do Século?

Atlético-PR x América-RN: time acertadinho, embora sem a volúpia do ano passado, o Atlético-PR deu relativa sorte. É favorito contra o América-RN e, se passar, chega no mínimo com vantagem técnica teórica sobre Coritiba ou Flamengo. Semifinal é um horizonte bem possível.

Atlético-MG x Palmeiras: apesar de ser um clássico nacional com a grife de um Grêmio x Santos, aqui o favoritismo é destacado, e pertence ao Galo. Tem mais time, deve concentrar forças na busca deste título e pegará um Palmeiras abatido e lutando para não cair.

Corinthians x Bragantino: o Corinthians tentará cumprir a tarefa que o São Paulo não conseguiu. Tem mais time e deve passar pelo Bragantino. Pegar Galo ou o rival Palmeiras nas quartas é que será complicado.

Comentários

Rodrigo disse…
No final das contas, ser primeiro no ranking da CBF acaba não servindo pra nada. Além de pegar um adversário forte, ainda por cima vai decidir fora de casa.
Vicente Fonseca disse…
Pois é, por isso a ideia de que Grêmio e Corinthians não pegassem Santos e Palmeiras fazia tanto sentido. Mas vindo da CBF não dá pra se surpreender.