A turma de trás reage

A rodada de ontem teve oito jogos. Sete terminaram com um vencedor e um perdedor, e apenas um terminou empatado. Dos sets vencedores, quatro são ocupantes do blocão que vai do 12º ao 20º lugar. Dos perdedores, quatro estão entre os nove primeiros colocados na tabela. Pior para o Palmeiras, que chegou ao 10º jogo sem vencer, à 10ª derrota em 16 rodadas e chegou à lanterna do Campeonato Brasileiro.

Nos 8 jogos, foram míseros 13 gols, média de 1,63, reforçando que este é o Brasileirão de menor média de gols dos últimos 25 anos. Gente até que teve bastante: para uma quarta-feira de noite, com quase metade das partidas iniciando às 22h, 16.827 torcedores de média não é nada mau. Hoje a média deve aumentar para 20 mil com grandes públicos no Mineirão e em Itaquera. A do campeonato segue crescendo devagarinho: 15.738 - chegamos à Copa com menos de 13 mil.

Rio de Janeiro: em cinco jogos no comando do Flamengo (13º, 19), Vanderlei Luxemburgo venceu quatro e perdeu um. Ontem, a vitória mais expressiva: 2 a 1 de virada no forte Atlético-MG (8º, 23), no Maracanã com grande público (41 mil). A equipe segue ameaçada, mas já não entra na zona de rebaixamento na próxima rodada, enquanto o Galo se afasta do G-4. Léo Moura e Eduardo marcaram para o Fla, Maicosuel fez o dos mineiros.

São Lourenço da Mata: jogando na Arena Pernambuco (23 mil), o Sport (6º, 25) cumpriu o dever: bateu o Palmeiras (20º, 14) de virada por 2 a 1 e se reaproximou do G-4, após uma má sequência de jogos. Gareca ainda não ganhou pelo Brasileiro no Verdão, e está prestes a deixar o cargo. O goleiro Fábio, em jornada infeliz, marcou contra o primeiro gol do Leão, que ainda fez outro com Patric. O artilheiro Henrique marcou para o Palmeiras.

Salvador: falávamos ontem por aqui que o jogo prometia poucas emoções, por reunir dois dos piores ataques do campeonato. Os 10.001 torcedores que foram à Fonte Nova comprovaram isso, vendo um pobre 0 a 0 entre Bahia (18º, 15) e Criciúma (15º, 17).

Chapecó: na Arena Condá, quem manda é a Chapecoense (12º, 19). Mais de 9 mil pessoas enfrentaram o péssimo horário corujão e virão a equipe da casa se recuperar dos maus resultados recentes e bater o Fluminense (5º, 26) por 1 a 0. O time carioca perde a terceira seguida (uma pela Copa do Brasil) e sai do G-4. O gol foi do meia Camilo.

Curitiba: vencer o Vitória (19º, 15) era absolutamente indispensável, e o Coritiba (17º, 15) conseguiu. Dudu Figueiredo e Keirrison fizeram os gols nos 2 a 0 que tiram o Coxa da lanterna, mas não da zona de rebaixamento. O time baiano, que deu pinta de reagir, segue no fundo do poço. Pouco menos de 8 mil torcedores encararam a partida no Couto Pereira.

Florianópolis: o Botafogo (16º, 16) não consegue deslanchar. Depois de bater o Fluminense e dar a pinta de que cresceria no campeonato, o alvinegro é derrotado por 1 a 0 pelo Figueirense (14º, 17), frustrando sua torcida. No Orlando Scarpelli (7 mil), o time catarinense confirmou sua fase de recuperação, e se afastou da zona de rebaixamento. O gol foi de Clayton.

Santos: depois de uma sequência de três derrotas, o Santos (7º, 23) enfim se recuperou. Venceu o Atlético-PR (9º, 23) por 2 a 0, gols de Leandro Damião e Thiago Ribeiro, ganhando de um rival direto de tabela. A má notícia é a lesão de Robinho. São-paulinos e gremistas agradecem. Menos de 5 mil na Vila Belmiro.

Comentários