Espantando tudo o que é trauma

A Suíça chegou à Arena da Amazônia com dois traumas nas costas. O primeiro, mais recente, foi a humilhante goleada de 5 a 2 sofrida para a França, sexta-feira passada. O outro é mais longo, durava quatro anos: na África do Sul, a equipe europeia havia sido melancolicamente eliminada do Mundial ao empatar em 0 a 0 com Honduras, justamente o adversário que novamente precisava bater hoje à tarde em Manaus. Mas tudo ficou no passado: Shaqiri foi o herói da tarde, marcando três gols que classificaram com sobras o time do presidente da FIFA para as oitavas de final, contra a Argentina.

O fato de o primeiro gol ter ocorrido com apenas cinco minutos de jogo facilitou demais a vida da Suíça no Amazonas. E foi um golaço, um chute espetacular de Shaqiri, no ângulo de Valladares, que parece ter ficado atordoado, pelo jeito estranho com que foi à bola. O gol abriu Honduras. Sim, o time centro-americano é fraquíssimo, talvez o pior da Copa, mas ainda tinha chances de vaga, e por isso resolveu arriscar. Péssima notícia para o Equador, que dependia de uma vitória magra da Suíça e de uma vitória sua sobre a França para se classificar.

O segundo gol suíço é a prova de que Honduras tentou fazer o que não sabia, que era atacar. No contragolpe que culmina com o tento de Shaqiri, um lance nem tão rápido assim, o sistema defensivo hondurenho é pego completamente fora do lugar. O 2 a 0 aos 30 minutos esfriava de vez qualquer tentativa de reação de Honduras, e acendia na Suíça o alarme de que era possível a goleada. E cada gol suíço a mais obrigaria o Equador a fazer mais um diante da poderosa França. A vaga estava muito próxima.

Honduras voltou um pouco mais animada e recomposta do intervalo. Lembrou um pouco o time que encarou o Equador e cedeu uma dura derrota por apenas 2 a 1. A diferença é que os equatorianos, sexta passada, estavam desesperados pelo resultado. Os suíços, não: esperaram atrás e postaram para ampliar a vantagem nos contra-ataques. Quando chegaram aos 3 a 0, garantiram a vaga para as oitavas. Àquela altura, todos em Manaus sabiam que o Equador se debatia para segurar a França com um a menos no Maracanã.

A Suíça não se classificou hoje, mas sim na estreia, quando bateu o Equador de virada no finzinho do jogo. Todos sabíamos que aquela era a verdadeira briga direta pela segunda vaga do grupo, confirmado o favoritismo francês. Agora, vem aí a Argentina. Espero, sinceramente, um jogo duro para os hermanos. A derrota de 5 a 2 para a França foi uma exceção na trajetória da Suíça nos últimos dois anos. Ainda assim, jogando praticamente como mandante, é quase impossível não apostar no time de Messi como classificado para as quartas de final.

Em tempo:
- Além dos três gols, Shaqiri fez outro do meio do campo, pouco depois de a arbitragem paralisar a jogada. Somente a atuação de Robben contra a Espanha supera a do suíço no jogo de hoje nesta Copa.

Ficha técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo E - 3ª rodada
25/junho/2014
HONDURAS 0 x SUÍÇA 3
Local: Arena da Amazônia, Manaus (BRA)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Público: 40.322
Gols: Shaqiri 5 e 30 do 1º; Shaqiri 25 do 2º
Cartão amarelo: Jerry Palacios
HONDURAS: Valladares (7), Beckeles (4), Bernárdez (4), Figueroa (4,5) e Juan García (5); Claros (4,5), Wilson Palacios (4), Espinoza (4) (Chávez, intervalo - 5) e Boniek García (4,5) (Najar, 31 do 2º - sem nota); Costly (4) (Jerry Palacios, 39 do 1º - 5,5) e Bengtson (5,5). Técnico: Luis Fernando Suárez
SUÍÇA: Benaglio (6,5), Lichtsteiner (6), Djourou (5), Schär (6) e Rodríguez (7); Behrami (7), Inler (7,5) e Xhaqa (6) (Lang, 31 do 2º - sem nota); Shaqiri (9) (Dzemaili, 41 do 2º - sem nota), Drmic (7) e Mehmedi (6,5). Técnico: Ottmar Hitzfeld

Comentários