Líder mutilado

A vida do Internacional promete ser complicada hoje à noite. Nem é tanto pelo adversário: o Coritiba vem em péssima fase, não chegou sequer à final do Campeonato Paranaense e ainda não ganhou nenhuma vez dentro do Campeonato Brasileiro. Jogará em casa, mas o Couto Pereira, em reformas, pouca pressão oferece ao adversário. Lembram do Beira-Rio em 2012? O cenário é bem parecido, talvez até pior.

Os problemas vêm do próprio Inter. É estranho falarmos isso do líder do Campeonato Brasileiro, mas os desfalques são muitos. Nada menos que sete dos 11 titulares sequer viajaram a Curitiba. As ausências de Paulão e Gilberto eram previstas; as de Juan e Willians, confirmadas com seu terceiro amarelo no último domingo. A de Aránguiz também estava nos planos, devido à convocação do Chile para a Copa do Mundo, mas nem por isso perde o impacto. O chileno faz muito mais falta do que se poderia prever, o que ficou provado com a pobre atuação colorada no empate de domingo, contra o Criciúma.

O problema maior veio ontem. Rafael Moura virou desfalque de última hora, dando lugar a Wellington Paulista. Uma mudança que pesa bem menos que a saída de D'Alessandro, com sobrecarga muscular, para a entrada de Otávio. O menino é bom de bola, mas D'Ale é o dono do time. Como o Inter reagirá sem ele? Se sem Aránguiz já penou bastante, sem o argentino a tendência é de ainda mais dificuldades. Há desfalques em todos os setores, os dois principais jogadores do time estão fora, a zaga será a reserva e o jogo é fora de casa, contra um adversário que precisa vencer. Não será nada fácil.

Em Caxias do Sul, Enderson Moreira decidiu manter no Grêmio o mesmo time que bateu o Fluminense. Isso significa a manutenção de Breno na lateral esquerda e de Ramiro no meio, mesmo com Edinho recuperado. Concordo com a primeira medida: é preciso mesmo dar sequência a Breno, por menor que seja, para ele demonstrar se tem ou não condição de dar conta do recado por ali, embora a impressão de domingo seja ruim. Com a segunda, não: Ramiro é bom jogador, tem totais condições de titularidade, mas a presença de Edinho mais postado permite a Riveros sair e ser o elemento-surpresa, uma de suas maiores qualidades. Ramiro, sem esse perfil tão fixado, obriga o paraguaio a sair bem menos para o ataque. De todo o modo, o jogo é vencível e precisa ser de 3 pontos. Afinal, sábado há o difícil compromisso contra o São Paulo, no Morumbi.

Em tempo:
- Guilherme Biteco foi o herói da noite vascaína em Teresina. A equipe perdia para o modesto Sampaio Corrêa, até que o ex-gremista empatou, aos 49 da etapa final, no ultimo lance do jogo. O Vasco segue fora da zona de promoção, em 7º. No duelo de líderes, o América-MG fez 3 a 1 no Joinville e foi a 16 pontos, contra 13 dos catarinenses.

- Fluminense x São Paulo, com Conca de um lado e Ganso de outro, é o destaque da noite pelo Brasileirão.

Comentários