Bom, mas cruel empate

O Coritiba dominou o jogo, pressionou, chutou muito mais a gol, mas uma coisa ficou clara hoje à noite, no Couto Pereira: há um abismo entre o time paranaense e o Internacional, com vantagem colorada. Porque os gaúchos jogaram com sete reservas, perderam outros dois titulares durante a partida, acabaram o jogo só com Dida e Fabrício entre os atletas da equipe principal em campo e não só segurou o empate em 1 a 1 como deveria ter vencido o jogo, já que o pênalti marcado sobre Keirrison e convertido por Alex foi inexistente, embora seja um lance difícil (ainda mais para um árbitro mal colocado).

A injustiça do placar está no fato de o gol do Coxa ter surgido de um pênalti no mínimo duvidoso, mas não tanto pela atuação da equipe. Assim como na derrota para o Cruzeiro, o Coritiba não jogou mal nesta quarta. A equipe não é frágil defensivamente (levou só sete gols em seis jogos, média bem razoável) e mostrou boa movimentação ofensiva também. O problema é que a fase é tenebrosa. As coisas não dão certo justamente quando parecem que vão dar. E há limitações individuais evidentes, o que fica claro com a titularidade do fraquíssimo Zé Love, autor de apenas um gol em 2014 até agora.

Jogando contra um misto frio do Inter, o Coritiba tomou conta do campo nos minutos iniciais, Zé Love perdeu um gol inacreditável embaixo da trave e aí veio o castigo: o Inter, que raramente saía, chegou ao 1 a 0 num gol ocasional, em chute de Alan Patrick que desviou em Wellington Paulista e matou Vanderlei. A sorte pesa também, e explicita a fase de cada lado. O resto do primeiro tempo foi de um Coxa nervoso, errando quase tudo na obrigação de propor o jogo, situação que deixou claras as suas deficiências. Norberto saiu, Jajá entrou, e nada mudou. O Inter já havia perdido Alan Patrick a essa altura.

No intervalo, Celso Roth tirou Zé Love e pôs Keirrison, jogador descontado fisicamente, mas muito superior em termos técnicos. Com isso e a saída do experiente Alex para segurar a bola, o Inter ficou fechado esperando um contragolpe para matar o jogo. Defendeu-se bem, contou com os erros de precipitação do Coxa, mas pecou ao não matar o jogo. Otávio e Valdívia foram perigosíssimos nos contra-ataques, mas as finalizações foram falhas. E aí veio o lance polêmico, que definiu o 1 a 1.

O empate é bom ou ruim? Por um lado é ótimo: o Inter foi cheio de reservas a Curitiba, diante de um adversário desesperado, e ainda assim fez um pontinho. Por outro, nem tanto: em dois jogos fora de casa contra equipes da zona de baixo, foram quatro pontos perdidos. E se formos mais adiante, pode ser revoltante, já que a vitória estava nas mãos e não veio também devido a um erro de arbitragem. Ainda assim, o que o Inter fez hoje foi ponto ganho, não dois perdidos. Pode perder a liderança? Até pode, mas há 32 rodadas pela frente. Muita calma nessa hora.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2014 - 6ª rodada
21/maio/2014
CORITIBA 1 x INTERNACIONAL 1
Local:
Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Elmo Cunha (GO)
Público: 12.819
Renda: R$ 231.365,00
Gols: Wellington Paulista 21 do 1º; Alex (C) 29 do 2º
Cartão amarelo: Alex (C), Roni, Baraka, Wellington, Valdívia, Índio, Otávio, Dida e Wellington Paulista
CORITIBA: Vanderlei (5,5), Victor Ferraz (5,5), Welinton (5), Leandro Almeida (5,5) e Carlinhos (5); Chico (5,5), Baraka (6), Norberto (4,5) (Jajá, 39 do 1º - 5), Alex (5,5) e Roni (5,5) (Geraldo, 23 do 2º - 5,5); Zé Love (3) (Keirrison, intervalo - 5,5). Técnico: Celso Roth
INTERNACIONAL: Dida (6), Diogo (6), Índio (5,5) (Alan, 17 do 2º - 5,5), Ernando (6,5) e Fabrício (5,5); Ygor (6), Wellington (5,5), Alex (5,5) (Jair, 4 do 2º - 5), Otávio (6) e Alan Patrick (6) (Valdívia, 36 do 1º - 6,5); Wellington Paulista (5,5). Técnico: Abel Braga

Comentários