Um sábado triste, mas de importante vitória

Seria impossível começar a falar de futebol sem tocar no assunto mais triste deste sábado. Afinal, a perda de Luciano do Valle é irreparável. Na minha modesta opinião, ainda era o melhor narrador esportivo da televisão brasileira e foi um dos maiores profissionais da área em todos os tempos. Que vá em paz.

O show do Gre-Nal de domingo passado não se repetirá sempre, ao contrário: quase nunca ocorrerá. Foi motivado por circunstâncias muito atípicas: o Inter aproveitou dez minutos de um Grêmio desprotegido e sonolento para enfiar três gols de uma vez só e humilhar o seu rival. No difícil Campeonato Brasileiro, quase todos os jogos serão complicados.

Foi o que se viu ontem no Beira-Rio. A equipe de Abelão abriu o placar cedo, impôs forte pressão até os 20 minutos (poderia ter repetido a goleada do clássico, inclusive), mas logo viu o Vitória equilibrar e, a partir da entrada de William Henrique no intervalo, até ter chances para empatar o jogo. Foi um 1 a 0, placar tão magro quanto importante. E justo, pois na soma dos 90 o Colorado jogou realmente mais.

O sábado ainda teve vitória fácil do Fluminense, que fez o que deverá fazer o ano todo: provar dentro de campo, com grande desempenho, que merece estar na primeira divisão, pois a vitória no STJD não foi o suficiente para convencer o Brasil todo de que sua presença na elite de 2014 é justa. Em Chapecó, Chapecoense e Coritiba ficaram num pobre 0 a 0.

São Paulo x Botafogo: mesmo longe de seus melhores dias, o Tricolor é favorito diante de um Botafogo que ainda junta os cacos após o péssimo primeiro semestre.

Atlético-PR x Grêmio: o Grêmio teve semana conturbada após ser humilhado na final do Gauchão, mas enfrentará um Furacão em crise profunda, com péssimo clima interno e num campo neutro. Com um time mais encorpado, os gaúchos só perdem o favoritismo se jogarem pensando no San Lorenzo.

Atlético-MG x Corinthians: melhor jogo desta primeira rodada. O Galo é mais time, mas o Corinthians tem um elenco ainda forte e passou um mês treinando e pensando apenas neste jogo. Tem tudo para começar bem o campeonato.

Bahia x Cruzeiro: outro bom jogo. O campeão baiano, em alta, enfrenta o campeão mineiro e brasileiro com promessa de grande público na Fonte Nova.

Flamengo x Goiás: apesar do semestre de título carioca, o Flamengo não é um time confiável. O Goiás, apesar de perder o título estadual e de dar fiasco na Copa do Brasil, é um equipe mais bem encorpada, e deve trazer dificuldades, mesmo fora de casa.

Santos x Sport: campeão nordestino e provável pernambucano, o Sport é um bom teste para um Peixe que começou prometendo muito, mas caiu na desconfiança após perder o Paulistão para o Ituano.

Criciúma x Palmeiras: o Tigre começou mal a temporada. É uma boa chance para o Palmeiras de Gílson Kleina, que está há um ano e meio no clube, começar bem a competição, mesmo longe de casa.

Carta na Mesa
Devido ao feriado, só vamos conseguir disponibilizar o programa de quinta junto com o de segunda, no final da tarde de amanhã. Desculpem, pessoal, mas a falta de um wi-fi para carregar o programa foi decisivo. Mesmo atrasado, valerá a pena ouvir o programa de estreia no argentino Marcos Bernaola na nossa mesa. O programa de amanhã ocorrerá normalmente, às 13h, pela Rádio Estação Web.

Comentários