As previstas dificuldades de Medellín

As dificuldades que o Atlético-MG teria em Medellín eram previstas. O Atlético Nacional tem um belo time, precisava fazer o resultado em casa e o Galo em momento algum da temporada apresentou um futebol realmente convincente. A exemplo do Grêmio, volta vivo para casa, mas suas dificuldades para classificar serão ainda maiores que as do Tricolor Gaúcho. Primeiro porque a equipe de Paulo Autuori, em 2014, raramente marca (ou sofre) mais de um gol em uma partida, ao contrário do time campeão do ano passado, o que sugere dificuldades para reverter o placar.

Outro problema claro é o adversário. O Atlético Nacional tem time tecnicamente melhor que o San Lorenzo, rival gremista, e provou isso diante do Newell's e ontem. Mesmo sem Cardona, principal jogador da equipe, expulso em Rosário, encurralou o Galo e criou inúmeras chances de gol durante a partida, tornando Victor uma das figuras do jogo. A exemplo da vitória sobre o Newell's na 1ª rodada, martelou de todos os modos até fazer 1 a 0 no final da partida, graças a um arremate lindo de Sherman Cárdenas, outro que jogou demais.

Com Cardona em campo, Cárdenas atua aberto pela esquerda, ajudando na criação e puxando contragolpes. Sem o camisa 10 em campo, assume a criação como se fosse um originário da função. Distribui jogo, orienta os companheiros, leva o time à frente e ainda arremata a gol com competência. É um jogador interessantíssimo. Lembrando: o Atlético Nacional terá Cardona na volta, em Belo Horizonte, o que sugere dificuldades ainda maiores para o Atlético-MG. Um contragolpe bem encaixado pode significar a eliminação, até porque a equipe colombiana foi melhor fora do que em casa na fase de grupos.

Os três brasileiros entram em desvantagem na partida de volta, e suas chances são relativamente parecidas de passar adiante. Grêmio e Atlético-MG jogam por vitórias de 2 a 0 em casa contra bons adversários, embora vencíveis, especialmente no caso do San Lorenzo. Ao Cruzeiro basta uma vitória simples, mas fora de casa, e diante do sólido time do Cerro Porteño. O 0 a 0 não basta. Todos enfrentarão pedreiras, porém todos têm condições de passar. Será preciso melhorar, porém. Já pensaram em nenhum chegar às quartas de final?

Outro favorito a perigo
O Vélez é outro favorito a perigo na Libertadores. Jogou um futebol pobre em Assunção e caiu diante do Nacional-PAR por 1 a 0. Está, porém, em melhores condições que os brasileiros. Precisa fazer 2 a 0, como Grêmio e Atlético-MG, mas num adversário visivelmente mais fraco. Em Torreón, o Lanús se impôs e fez 2 a 0 no Santos Laguna, garantindo vaga para enfrentar o Bolívar nas quartas. Cresce na hora certa o matreiro time de Schelotto.

Comentários