Um ponto para evitar o drama

Líder do grupo da morte, invicto, sem sofrer gols e com um dos desempenhos mais sólidos da Libertadores. Tudo é lindo na vida do Grêmio neste começo de 2014. Ou parece lindo. Na verdade, os três últimos resultados do Grupo 6 deixam o Tricolor em alerta quanto às suas chances de classificação à próxima fase. O gol de Bocanegra no finzinho de Atlético Nacional 2 x 2 Nacional-URU na semana passada, o empate do próprio time gaúcho sem gols em casa com o Newell's Old Boys e a vitória dos colombianos sobre os uruguaios ontem reembolaram a chave e praticamente obrigam a equipe de Enderson Moreira a sair de Rosário com ao menos um empate para evitar drama nas duas rodadas finais.

A campanha gremista é tão boa que somente se tudo der errado a equipe será eliminada. O problema é que todos os resultados que precisam dar errado para a classificação ficar em risco são relativamente naturais. Se perder para Newell's e Atlético Nacional fora de casa (dois jogos complicadíssimos), e os argentinos ganharem dos uruguaios em Montevidéu na semana que vem, o Grêmio entrará com 7 pontos na última rodada, contra 10 dos times de Rosário e Medellín, que poderiam combinar um "empate amigo" no Coloso del Parque na rodada final, irem a 11 pontos e eliminarem, juntos, o Tricolor Gaúcho, que mesmo ganhando do Nacional uruguaio iria no máximo a 10. Este é o cenário que pode deixar o Grêmio de fora, que precisa ser evitado a qualquer custo e não é tão improvável assim de acontecer.

Porém, é também ainda bem evitável. Basta que o Grêmio consiga um pontinho em uma de suas duas visitas contra seus rivais diretos e a classificação será praticamente certa. O ideal é evitar uma decisão no caldeirão de Medellín e resolver as coisas hoje mesmo. Enderson tentará manter a formatação tática dos jogos em que Zé Roberto atuou mais pela direita, jogando com Dudu. Não haverá a figura fundamental de um meia que pare e pense o jogo, como Alán Ruiz, mas o Tricolor apostará em outro fator interessante: a velocidade. A zaga argentina é lenta e pode ser envolvida nos contragolpes.

A proposta é arriscada, mas interessante. Sabedor de sua defesa lerda, o Newell's não poderá se atirar com tudo para cima do Grêmio, como gosta de fazer em Rosário, ou será contra-atacado com muito perigo. A rigor, nem mesmo um novo empate é trágico para os argentinos, que iriam a 5 pontos, devem bater os reservas uruguaios no Parque Central e entrarão na última rodada precisando de uma vitória simples para eliminar o Atlético Nacional em Rosário. É mais fácil ganhar do time suplente do Nacional em Montevidéu do que bater o Grêmio, mesmo em casa. É claro que os argentinos tentarão a vitória, mas ela não é tão crucial assim, embora seja importante - ganhar deve dar ao Newell's a tranquilidade na última rodada, tirando-a do Tricolor.

Alfredo Berti concentrou Maxi Rodríguez e Figueroa com o grupo, embora ambos estejam em princípio lesionados. Seria ótimo para o time gaúcho a lesão especialmente do primeiro, que é o referencial técnico da equipe. Mas o Grêmio, mesmo que ambos joguem, tem condições de conseguir trazer ao menos um empate que lhe encaminhe a classificação. O que não pode é temer o adversário e seu caldeirão, e isso o time vem fazendo bem até agora. A postura em Montevidéu, por exemplo, foi perfeita. E foi contra os titulares do Nacional uruguaio, não a baba que Newell's e Atlético Nacional pegarão nesta returno.

A última complicação
Ganhar do Nacional em Montevidéu era um trunfo que só o Grêmio tinha. Agora, perdeu a exclusividade. A grande diferença é que o Tricolor Gaúcho enfrentou os titulares uruguaios, motivados pela estreia na fase de grupos. Foi um jogo muito mais difícil do que o que o Newell's vai enfrentar e do que o que o Atlético Nacional encarou ontem. Os colombianos mandaram no primeiro tempo, mas quando eram dominados no segundo é que marcaram o gol. Um empatezinho do Nacional com o time de Rosário na próxima rodada ajuda muito o Tricolor Gaúcho, mas é mais fácil o Grêmio confiar nas suas próprias pernas que na dos frágeis reservas de Gerardo Pelusso. Triste ver o Bolso com postura tão capitulante, e tão cedo, em uma Libertadores.

Cedinho e decisivo
O gol de Ferreyra logo aos dois minutos de jogo garantiu ao Botafogo importantíssimos três pontos no equilibrado Grupo 2. Com 7 pontos, o Fogão confirma o favoritismo em casa e derrota o Independiente del Valle. A classificação, porém, segue longe de estar assegurada. Uma vitória no Maracanã contra a Unión Española deve confirmá-la. Quem pode confirmar vaga matemática hoje é o Santos Laguna, o que ocorrerá caso o Peñarol não ganhe em casa do Arsenal de Sarandí.

Galo quase lá, Flamengo nas alturas
O empate surpreendente arrancado pelo Zamora em Bogotá (2 a 2 com o Santa Fé) impede que o Atlético Mineiro comemora classificação antecipada hoje à noite, caso vença o Nacional de Assunção. Porém, o Galo praticamente garante a liderança da chave se ganhar hoje - iria a 10 pontos, contra 4 dos seus três adversários. Quem tem noite complicada é o Flamengo: só ganhando do Bolívar em La Paz é que o Rubro-Negro não se complica em sua chave.

Comentários

Chico disse…
Um empate hoje e estaremos muito bem.
Espero que jogue o Ruiz no lugar do Zé. Com Dudu o time fica sem meia e muito aberto. Além do mais, acho o Dudu uma melhor opção para o 2º tempo.