Mais uma tarde de Luan

A tarde deste domingo era para o Grêmio mostrar principalmente Alán Ruiz, o argentino que chegou como esperança de boa aposta mas até agora só havia jogado cerca de cinco minutos, no fim do Gre-Nal da semana passada. No fim, porém, foi mais uma tarde de Luan. E embora o menino tenha sido o jogador que mais atuou pelo Tricolor na temporada até agora, Enderson Moreira fez bem em escalá-lo neste pouquíssimo importante jogo contra o Esportivo. Quanto mais ele atua, mais confiança ganha.

Luan fez de tudo em Bento Gonçalves, especialmente no primeiro tempo. Das seis chegadas perigosas do Grêmio, foi protagonista em cinco. Arrematou de fora da área, deu assistências, cruzamentos, exibiu visão de jogo e muita categoria. Sua personalidade é espantosa. Ele só não virou ainda uma "febre" entre os torcedores porque marcou só um gol, mas é questão de tempo para que eles apareçam. É verdade que, ontem, o adversário colaborou. O Esportivo justificou o fato de ser um dos rebaixáveis de momento com uma atuação sofrível.

As circunstâncias também ajudaram: o gol cedo, aos 6 minutos, abriu a porteira para o Grêmio. Pênalti, aliás, sofrido por Luan, que iria fatalmente entrar com bola e tudo se não fosse derrubado por Agenor. A expulsão deste mesmo jogador 20 minutos depois deixou claro que uma goleada viria. Flávio Campos não quis repor a perda do volante, deixando Luan, Maxi Rodríguez e Alán Ruiz bem mais soltos do que deveriam. Maxi teve boa atuação, ainda que abaixo do que já rendeu, e Ruiz não foi tão participativo, mas mostrou técnica apurada quando pegou na bola.

O jogo ficou tão fácil que o Grêmio relaxou, a ponto de o Esportivo descontar e dar um calor nos minutos finais, mas nada que ameaçasse a vitória por 3 a 1. Com 15 pontos, o Grêmio está com classificação totalmente encaminhada. As sete rodadas finais serão pouco mais que uma formalidade para o Tricolor, até que comecem os mata-matas.

Domingo de clássicos
Clássicos marcaram os estaduais de Rio, São Paulo e Minas. Só o Flamengo ganhou: 2 a 1 no Vasco, com gol mal anulado do time cruz-maltino. O Corinthians quase desbancou o favoritismo do Palmeiras, mas sofreu no fim o gol do 1 a 1 que o mantém sob estado de crise, ainda que alguma esperança de melhora. Em Minas, os dois gigantes ficaram no 0 a 0.

Comentários